"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se, basta a simples reflexão", (Ponto final) Tal como dito por Machado de Assis, uma reflexão sobre o preconceito amarelo seria o ideal para resolução dessa problemática. Porém, a pouca veiculação dos casos de preconceito por parte das plataformas de informação e a baixa conversação sobre tal tema nas escolas, (Sem vírgula) fazem com que uma "simples reflexão", não resolva o problema. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é notável que apesar de haver um bairro exclusivamente chinês em São Paulo (Vírgula) e da história do Brasil se basear na miscigenação de diversos povos, o preconceito contra pessoas de descendência asiática ainda perdura. Tal fato deve-se em parte por conta da pouca divulgação de casos de violência física ou verbal relacionada às pessoas asiáticas, pela mídia. Com isso, é necessária uma mudança nesse cenário. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o preconceito contra chineses foi ampliado com a pandemia de Covid-19, assim como explicitado em uma das matérias da jornalista Flávia Gasi (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Outro fator que contribui para a prolongação desse problema é de que tais temas não são devidamente abordados nas escolas, sob outro prisma, (Problemas na progressão de ideias) se houvesse uma abordagem mais ampla nas escolas, os índices desse tipo de preconceito diminuíriam. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Por conseguinte, "O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças", (Ponto final) Como dito por Augusto Cury, é necessário respeito mútuo para acabar com tal problema. É de suma importância que haja maior divulgação de informações sobre o preconceito amarelo e que o Ministério da Educação amplie a grade curricular de sociologia nas escolas para que assim (Vírgula) como proposto por Machado de Assis, tenha uma reflexão da população, rompendo com o prolongamento desse preconceito.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite um recorte superficial do tema. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |