O preconceito amarelo é um conjunto de ações desrespeitosas e ofensivas ligadas ao estigma presente sob a comunidade amarela. Tal conjuntura se dá por diversos fatores, entre eles destacam-se o racismo estrutural e a falta do conhecimento sobre o assunto. Desse modo, é urgente a reversibilidade do cenário em questão. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Decerto, o racismo estrutural é uma questão que fundamenta diversos problemas no nosso país, a exemplo do preconceito amarelo. Isso se dá em razão da nossa história, o Brasil é um país construído sobre 500 anos de escravidão, (Ponto final) Tendo isso em vista, muitos pensamentos retrógados e preconceituosos com outros povos, como os amarelos, são enraizados na nossa sociedade. É preciso reconhecer nossa história a fim de combater nossos preconceitos. Logo, vê-se necessário uma mudança nas estruturas que disseminam essas problemáticas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, a falta de conhecimento sobre estas questões pode dificultar o debate de como combatê-las, e ainda, (Sem vírgula) ajudar a espalhar mais preconceito. (Vírgula) uma vez que, (Sem vírgula) o racismo é estrutural e o preconceito se torna senso comum, se não existe o conhecimento e a informação necessária para questionar essas estruturas o preconceito continua a se disseminar e criar vítimas. De modo semelhante, vemos isso ser retratado no gibi "Criança Amarela" onde em que o autor Monge Han mostra sua experiência com o preconceito sendo uma criança nipo-brasileira. Portanto, é necessário que sejam tomadas medidas para amenizar os impactos da disseminação da falta de conhecimento. (Delimite e explore as discussõescom mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que auxiliem ao no combate do preconceito amarelo. Para isso, é papel das escolas e universidades realizarem ações educativas (Muito bem. Apresentou o agente) que difundam culturas diversas, através de aulas complementares e palestras, pois conhecer a cultura de outros povos é essencial para a reversibilidade do cenário do racismo estrutural e da falta de conhecimento. Dessa forma, será possível começar a combater o preconceito amarelo no Brasil.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |