"Preconceito é a opinião sem conhecimento" (Ponto final). Essa frase proferida por Voltaire, (Sem vírgula) evidencia como a população não conhece a história de outros povos e julga pela aparência. Tais atitudes, (Sem vírgula) contribui contribuem para vários problemas sociais (Vírgula) como é o caso do preconceito amarelo. Para combater essa mazela tem que analisar o papel da mídia e da sociedade. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a postura da mídia precisa ser pensada. Sabrina Sato é uma apresentadora com ascendência asiática. Entretanto, o que se observa nos meios de comunicação é a falta de representação dos asiáticos, isso acontece porque se tem um preconceito velado contra esse grupo. (A abordagem do argumento está incoerente. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, o comportamento da sociedade tem que ser discutido. "Japa", "os asiáticos são inteligentes, educados" essas frases são estereótipos que são atribuídos a eles. Porém, a população tem que rever a forma como se refere a esses povoe povos e entender que todos merecem respeito independente de sua origem. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a parceria entre mídia e sociedade são cruciais na resolução desse problema. Portanto, o Poder Público (Vírgula) em união com os meios de comunicação (Vírgula) poderiam criar (Muito bem. Apresentou o agente) programas falando que o preconceito amarelo existe e formas de combater ele (Vírgula) e também contratar mais artistas que representem os asiáticos. Se essas medidas forem colocadas em prática teremos um mundo de mais igualdade.
Comentários do corretor
Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Reestruture e delimite as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |