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Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
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Perigo amarelo (também conhecido como terror asiático e espectro amarelo) é uma metáfora racista que descreve os asiáticos orientais como um perigo e uma ameaça psicocultural do mundo oriental, o medo do perigo amarelo era mais racial do que nacional, um medo derivado não da preocupação de uma fonte específica de perigo ou de qualquer país ou povo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Como uma forma de xenofobia esse termo foi usado várias vezes por sociólogos e imperadores no final do século XIX, (Ponto final) O sociólogo russo Jacques Novikow cunhou o termo no ensaio "Le Péril Jaune" (1897); mais tarde, o imperador Guilherme II da Alemanha (r. 1888–1918) usou este termo a fim de incentivar uma invasão por parte da Europa para conquistar e colonizar a China, esses são apenas dois exemplos de como esse termo foi e ainda é usado de forma extremamente agressiva. Na atualidade existem casos graves de preconceito amarelo que são minimizados, isso porque a sociedade foi dividida entre pretos e brancos (Vírgula) excluindo assim as pessoas amarelas de forma com que elas fossem incluídas ao grupo de pessoas brancas. (Reestruture as discussões apresentadas. Cuidado com uma abordagem tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) É importante que a escola leve a diversidade cultural para dentro da sala de aula e converse com os alunos sobre a justiça racial, (Ponto final) É também de extrema importância que as pessoas tenham acesso a essas informações em casa (Vírgula) e para que isso aconteça é responsabilidade do Ministério da Educação estabelecer meios de acesso para que todos possam receber esse tipo de informação, e não só isso (Vírgula) mas mais é necessário que a secretaria nacional de segurança pública estabeleça meios de comunicação e apoio para as pessoas que sofrem preconceito (Abordagem generalizada), esses casos devem ser tratados com seriedade e trazer resultados (Ponto final) Assim as vítimas não terão medo de denunciar (Vírgula) pois terão a total certeza que a justiça será feita.

Comentários do corretor


Cuidado com a abordagem tangencial. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade e de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200