O Preconceito Amarelo - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 10/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em virtude do cenário atual da pandemia, o racismo contra asiáticos (Vírgula) conhecido como o preconceito amarelo, tem se intensificado devido ao fato do surgimento do vírus Covid-19 ser associado aos asiáticos, onde é alegado por muitos que eles "fabricaram" e disseminaram o vírus pelo mundo. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) No entanto, não é de hoje que pessoas asiáticas ou com descendência asiática, (Sem vírgula) sofrem esse tipo de racismo, feito por meio de piadas ligadas a traços físicos e estereótipos, logo que esse preconceito é normalizado. Nesse sentido, se faz o questionamento: como combater o preconceito amarelo? (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, precisamos ter em mente que o racismo contra esse povo está presente em nossa sociedade desde os primórdios (Evite construções clichês) da imigração japonesa, quando estes eram comparados ao elemento químico enxofre (Vírgula) pois eram considerados um povo que não se misturava, o que tem como efeito a banalização e normalização desse tipo de racismo na sociedade brasileira, pois como já dito por Albert Einstein: "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, pode-se mencionar, por exemplo (Vírgula) o caso da carioca descendente de japoneses, Marie Okabayashi de Castro Lemos, que sofreu esse tipo de preconceito relacionado ao Covid-19 dentro de um metrô e relatou através de um vídeo postado na rede social Twitter. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, de acordo com os fatos apontados acima, se faz necessário (Vírgula) por meio do Ministério da Justiça, mais projetos de leis contra esse tipo de preconceito, e através do Ministério da Educação é preciso um programa de conscientização acerca da importância do combate do preconceito amarelo, para que (Vírgula) por fim (Vírgula) seja criada na sociedade uma consciência de respeito a todos. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200