Temática de grande relevância social brasileira é sobre o “preconceito amarelo”, que diz respeito ao preconceito sofrido por asiáticos. Isso porque, com a imigração Japonesa no Brasil, que ocorre no início do século XX, os japoneses começarão começaram a ocupar empregos no meio de trabalho brasileiro e iniciando sua nova vida no país. Entretanto, os brasileiros não forneceram uma aceitação social fácil em seu território; (Vírgula) devido aos estereótipos (Especifique-os), gerando o preconceito amarelo. Logo, necessita-se de intervenções estatais junto à população para reverter esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Diante dessa realidade, existem várias causas para a inação do combate ao preconceito enfrentado pelo povo do oriente. Dentre elas, é marcante a violação da igualdade prevista no artigo 5º da Constituição federal, quando há impunidade às pessoas racistas sobre os descendentes de asiáticos por causa da estética ou caráter, tais como termos “japa”, “ladrões de empregos”, e mais recentemente, “contaminam tudo”, devido á à pandemia do coronavírus (Melhore a construção dessa ideia). Além disso, em fundamento da ignorância intelectual sobre a história da ocupação desse povo em território brasileiro, há a intensificação do preconceito propagado na sociedade atual.
(Boa estratégia coesiva) Com isso, são geradas inúmeras consequências que prejudicam o combate ao preconceito contra os asiáticos. Como, por exemplo, a exclusão social que ocorre no ambiente profissional, em que são, muitas vezes, julgados e ofendidos tanto pelas suas características, quanto pela superestimação de suas habilidades, já que são vistos como “superinteligentes” e "super produtivos", e quando não atendem a expectativa alta de seu chefe, são desligados do emprego por improdutividade (Argumentação limitada. Reestruture). Ademais, estigmas são provocados em função destes preconceitos, em que desenvolvem insegurança quanto ao convívio saudável da sociedade oriental com os brasileiros. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário efetivar o combate ao preconceito amarelo no Brasil. Para isso, se faz necessário que o governo federal, juntamente com as escolas, trabalhem (Muito bem. Apresentou o agente) a devida de aceitação dos povos; ação exequível por meio do Poder Legislativo, com a efetivação das leis sobre injúria racial, além de aulas temáticas acerca da história dos asiáticos em território nacional, para que, tanto adultos, quanto crianças, desenvolvam o convívio com as diferenças. Desse modo, haverá a extinção dessa mazela social.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |