De acordo com a Constituição brasileira de 1988," todos os indivíduos são iguais perante a lei". Entretanto, esse direito não é respeitado, pois pessoas asiáticas e de sua descendência, no Brasil, são discriminadas o tempo todo. Dessa maneira, se destacar o preconceito amarelo,que se perpetua devido à ignorância popular e à xenofobia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, o desconhecimento popular deixa a culpa do vírus da covid-19 cair sobre os chineses. Nessa perspetiva, vale comparar a a intolerância aos asiático com o preconceito sofridos pelos judeus, feito pelos narcisistas na Segunda Guerra Mundial. Sob esse viés, percebesse percebe-se que tudo não passam de desculpas para cobrir o preconceito já existente na sociedade. Assim, essas injúrias se tornam cada vez mais difícil difíceis de combater. (Evite uma abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o preconceito aos estrangeiros (Vírgula) mesmo em um país com tamanha diversidade como o Brasil (Vírgula) é muito grande. Sob tal ótica, o próprio presidente Jair Bolsonaro em entrevistas culpou os asiáticos pelo corona vírus coronavírus. Logo, tal comentário incentivou muitos brasileiros a apoiar essa conduta racista contra povos como chineses,japoneses, coreanos e tailandeses. Isso (Vírgula) como consequências, gerou neles medo, transtornos mentais e de ansiedade. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, medidas devem ser tomadas para que a intolerância aos asiáticos não permaneça. Para isso, o governo federal, órgão mais importante do país, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) em parceria com a mídia, promova uma campanha contra o preconceito amarelo por meio de comerciais que serão transmitidos em horários nobres, para que assim a população toma conhecimento sofre sobre esse preconceito e sobre os seus malefícios para os asiáticos. Por fim, pôr os seus direitos (Vírgula) que são prometidos por lei (Vírgula) em prática.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |