A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6°, a assistência aos desamparados como direito inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o preconceito amarelo, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a descriminação quanto aos povos asiáticos. Nesse sentido, é notável que o Estado negligencia o seu papel de garantir com que seu povo (Vírgula) por mais diverso que seja, possa viver sem ser julgado por sua aparência e não só isso, como o governo também não utiliza de seu poder para criar companhas no foco quanto a conscientização de seu povo sobre tal chaga (Reelabore essa ideia). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a/o (Eixo Social), (Melhore a construção dessa ideia) o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o incentivo da mídia como impulsionador da descriminação quanto aos povos asiáticos no Brasil. Allen Ginsberg, (Sem vírgula) dizia que quem controla a mídia e as imagens, consequentemente controlará a cultura (Ponto final) Diante de tal exposto é perceptível que (Vírgula) por tratar de forma caricata personagens asiáticos na sociedade brasileira (Vírgula) o poder midiático mantém estereótipos que incentivam a cultura de prejulgamento a pessoas com aparências orientais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para minimizar a problemática do preconceito amarelo .Desse modo, cabe ao Poder Executivo, que é o responsável por executar medidas que beneficiem sua população, promover (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) medicas socioeducativas, por meio de seu poder de criar campanhas para tal, a fim de deixar claro que estigmas com asiáticos é algo infindável e que deve ser deixado no (Ideia incompleta). Assim, se consolidará uma sociedade mais evoluída , onde o Estado desempenhará corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |