No filme "Mulan", é retratada a história de uma guerreira chinesa que é capaz de sacrificar tudo para defender seu povo. Ao longo da trama, ficam explicitados diversos elementos culturais da China, demonstrando sua grandiosidade e importância. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada àquela do século XXI: onde a disseminação de fake news e o ódio disseminados na internet, (Sem vírgula) estão presentes na atualidade pandêmica e difamam, ainda mais, essa população. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que as fake news sempre foram uma realidade, principalmente no "mundo cibernético", onde notícias falsas são disseminadas em grande quantidade e rapidamente, contudo, poderia ser evitado com informação e educação de qualidade. Sendo assim, de acordo com Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Portanto, utilizando-a é possível erradicar qualquer tipo de preconceito. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a realidade pandêmica exacerbou os ataques à população amarela, com diversos discursos como: "eles trouxeram o vírus para o Brasil", extremamente problemáticos. Segundo Voltarie, "preconceito é opinião sem conhecimento". Logo, esse tipo de discurso é completamente inaceitável e pode prejudicar diretamente diversas pessoas, de inúmeras maneiras. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização do sodalício brasileiro, urge que o Ministério da Educação (MEC) crie (Muito bem. Apresentou o agente), por financiamento governamental, campanhas de conscientização em todas as redes sociais, advertindo qualquer tipo de injúria. Somente assim será possível combater o preconceito e as fake news, unindo-se a ideia de mundo explicitada por Nelson Mandela.
Comentários do corretor
A abordagem do tema está limitada. Reestruture e explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |