AS CONSEQUENCIAS DA ANTICIENCIA... - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O negacionismo científico é rejeitar uma realidade cientificamente comprovada e firmada em fatos e evidências. Por isso, pode-se citar como exemplo de negacionismo a rejeição a vacina contra a covid-19, que por sinal já foi cuidadosamente testada. Com isso, convém analisarmos as consequências desses malefícios do negacionismo a vacina. (Explore mais as discussões iniciais) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é cabível citar que uma das consequências da anticiência é a desinformação. Isso porque os adeptos do movimento antivacina acreditam que ela não faz o efeito da imunização. Nesse sentido eles defendem esta opinião sem nenhuma validação de fato, além disso, pode-se afirmar com certeza que a vacina é eficaz, pois já existem 17,5 milhões de pessoas imunizadas e bem. Dessa forma, isso comprova com convicção que a vacina é segura e que os negacionistas estão equivocados. (Explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é válido expor que o próprio presidente da república Jair Bolsonaro é contra a vacina, porque acredita que nosso organismo já tem anticorpos suficientes para deter o vírus. Ademais, devido à forte influência negativa do presidente, alguns brasileiros recusam-se a imunizar-se e (Vírgula) como consequência, a propagação do vírus continua. Dessa forma, é incabível que o movimento antivacina continue a existir com tantas pessoas morrendo em decorrência do coronavírus. (Explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que a desinformação social e a má influência do presidente são fatores que contribuem para a persistência do negacionismo na sociedade. Assim, é necessário que o presidente da república, por meio de pesquisas em sites confiáveis, aprenda mais sobre a importância da vacina e elabore uma oratória a fim de mudar a opinião dos negacionistas brasileiros em relação a vacina. Somente assim, poderemos erradicar o vírus imunizar completamente a população.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200