O negacionismo científico é rejeitar uma realidade cientificamente comprovada e firmada em fatos e evidências. Por isso, pode-se citar como exemplo de negacionismo a rejeição a vacina contra a covid-19, que por sinal já foi cuidadosamente testada. Com isso, convém analisarmos as consequências desses malefícios do negacionismo a vacina. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é cabível citar que uma das consequências da anticiência é a desinformação. Isso porque os adeptos do movimento antivacina acreditam que ela não faz o efeito da imunização. Nesse sentido eles defendem esta opinião sem nenhuma validação de fato, além disso, pode-se afirmar com certeza que a vacina é eficaz, pois já existem 17,5 milhões de pessoas imunizadas e bem. Dessa forma, isso comprova com convicção que a vacina é segura e que os negacionistas estão equivocados. (Explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é válido expor que o próprio presidente da república Jair Bolsonaro é contra a vacina, porque acredita que nosso organismo já tem anticorpos suficientes para deter o vírus. Ademais, devido à forte influência negativa do presidente, alguns brasileiros recusam-se a imunizar-se e (Vírgula) como consequência, a propagação do vírus continua. Dessa forma, é incabível que o movimento antivacina continue a existir com tantas pessoas morrendo em decorrência do coronavírus. (Explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que a desinformação social e a má influência do presidente são fatores que contribuem para a persistência do negacionismo na sociedade. Assim, é necessário que o presidente da república, por meio de pesquisas em sites confiáveis, aprenda mais sobre a importância da vacina e elabore uma oratória a fim de mudar a opinião dos negacionistas brasileiros em relação a vacina. Somente assim, poderemos erradicar o vírus imunizar completamente a população.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |