Os efeitos do negacionismo científico na sociedade, uma discussão social - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Parafraseando o filósofo contemporâneo Mário Sergio Cortella, o negacionismo representa uma negação equivocada, pois vai contra a razão científica do homem e as certezas metodológicas baseadas na experimentação e nos dados absolutos acerca da ciência. Dessa forma, na atualidade, principalmente no Brasil, esse problema vem ganhando espaço e, por considerar uma realidade informacional (Vírgula) o conhecimento precisa ser objetivo e claro, sem contrariedades pelas quais afetem o entendimento da população e os deixem com dúvidas. Então, os efeitos dessa ação são respondidos por um ambiente tecnológico, no qual a internet possibilitou o uso indevido das informações. Além disso, prejudica o trabalho acadêmico e reduz a divulgação efetiva do conhecimento. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como os meios digitais colaboram para o impasse do negacionismo. Sendo assim, por se tratar de um ambiente aberto, no qual a divulgação de assuntos é variada e, muitas vezes, sem fontes confiáveis, algumas pessoas aproveitam do anonimato e da facilidade que o ciberespaço traz para divulgar temáticas contraditórias a respeito do cientificismo, um exemplo é o compartilhamento de que a Terra é plana. Isto posto, há uma consequência disso na sociedade, pois geram discussões e desentendimentos desnecessários, bem como ocasiona um desequilíbrio social por afetar profissionais os quais trabalham dias para noticiar informações coerentes, respaldas em dados pesquisados e verificados à população. Por isso, vale ressaltar as palavras do escritor italiano Umberto Eco: “a internet deu voz aos ignorantes”. (Delimite. Ótimas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, observa-se um retrocesso científico e até humano quando contradições dessa categoria ganham apoiadores. Isso porque há uma negação da sabedoria e, consequentemente, pode influenciar na morte de um cidadão. Como exemplificação, pode-se mencionar a noção equivocada e negativa da ineficácia da vacina contra a pandemia de Covid-19. Outrossim, os adeptos desta negação não só enganam a si próprios, como refletem uma ação homicida por induzir outros ao negacionismo e, posteriormente, tomar medicamento sem comprovação da ciência, tal qual o Ivermectina, Azitromicina e o Hidroxicloroquina, (Ponto final) Com base nessas considerações, os argumentos supracitados correspondem resistência e ignorância por parte de uma demanda populacional. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Em vista disso, cabe ao Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo enquadramento social e de caráter cultural, propor (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente), por intermédio dos meios midiáticos – televisão, redes sociais, propagandas e jornais avulsos, a divulgação obrigatória acerca desse assunto discutido. Desse modo, pode ajuda a esclarecer posicionamentos negacionistas e até permitir que escolas e universidades desenvolvam redes de palestras dentro das comunidades. Portanto, a resolução efetiva da proposta é capaz de incutir conhecimento e respeito científico. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200