O negacionismo científico nada mais é do que, (Sem vírgula) a negação por parte da população, (Sem vírgula) de ideias que já foram submetidas ao método científico, comprovadas e amplamente aceitas pela comunidade de cientistas. Esse fenômeno gera consequências prejudiciais na sociedade ocasionando descrença, conflitos e em alguns casos até mortes. (Melhore a contextualização do tema)
(Reveja o elemento coesivo) Assim, houve frequentemente na História discordância em relação a produção científica, causada geralmente pela falta de acesso da população á a informações confiáveis e verídicas, em paralelo a isso surgem grupos com seus próprios interesses, sejam políticos, econômicos ou religiosos, que propagam ideias contraditórias no cotidiano dos cidadãos. Um exemplo dessa situação ocorreu no Brasil durante a Revolta da vacina no início do século 20, que acabou por gerar caos e rebeliões. (Explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, considerando a ampliação do uso da internet e das redes sociais, a veiculação de informações enganosas que desacreditam da ciência tem aumentado significativamente. Recentemente (Vírgula) em 2020 (Vírgula) com o início da pandemia de covid-19 pôde-se observar o dano real causado pelo ceticismo científico, no Brasil, o terceiro país com mais mortes no mundo, a descrença da gravidade do vírus e dos meios de prevenção foi incentivada até mesmo pelo presidente e agravou ainda mais a situação, aumentando o número de infectados e de óbitos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo algumas das formas de se evitar o negacionismo cientifico é o investimento do Ministério da Educação no ensino básico, fornecendo conhecimento e desenvolvimento do senso crítico logo na infância. Além disso o Ministério da Ciência e Tecnologia deve ser mais incentivado financeiramente para que pesquisas possam ser realizadas e gerem fontes confiáveis de conhecimento. Nas redes sociais e internet também é de grande importância a divulgação e compartilhamento da ciência com uma linguagem mais acessível e que dialogue com o cotidiano das pessoas.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |