12080 - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

TEMA: Efeitos do negacionismo científico na sociedade (Há um espaço destinado ao título)
No filme “Bird Box” (Vírgula) com Sandra Bullock (Vírgula) é retratada uma mulher gestante e outros sobreviventes em uma epidemia, na qual pelo contato visual de pessoas infectadas resulta em suicídio espontâneo. A trama revela a importância da investigação científica e desenvolvimento de antídotos para tais infecções. Fora das telas, é exposto que a negação do pensamento lógico acarreta diversas consequências, porém o passado brasileiro ainda possui estigmas da imunização. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, cabe mencionar os problemas da tese. De acordo com a ausência de alteridade (debatida pelo brasileiro Timm de Souza), nega-se o direito do próximo para lhe cometer qualquer tipo de violência, ou seja, quando um líder de um nação nega um surto de alguma enfermidade ele agrava a situação da saúde básica e consequentemente sua taxa de mortalidade e aspectos econômicos da região. Assim, muitos países que já enfrentam pobreza extrema são vítimas de uma administração falha. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, existem revoltas nacionais que explicam a herança do negacionismo. O período de vacinação obrigatória em centros urbanos que abrigavam a população pobre no Rio de janeiro, por exemplo, amedrontou essa parcela de ex-escravos que enxergavam um genócio coletivo e recorreram aos morros. Logo, a falta de disseminação de informações e um movimento agressivo são combinações negacionistas. (Reestruture e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse âmbito, é viável a aplicação de medidas pelo governo federal e a mídia para amenizar a situação. Para compartilhar os benefícios da ciência, urge aos estados e a rede de televisão livre (Muito bem. Apresentou o agente) exibirem, por meio de comerciais informativos que acompanhem o processo de fabricação de vacinas e a comparação em locais que aderiram a vacinação em massa e a breve situação nacional, (Melhore a progressão de ideias) objetivando o contágio de informações e pensamento científico. Somente assim, será possível a formação de um país sem ignorância.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200