Negacionismo contra a cidadania - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
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Napoleão Bonaparte fora um imperador francês de grandes feitos históricos, mas o mesmo motivou a queda de seu império ao subestimar as condições climáticas da Rússia e, também, por não considerar as limitações físicas do seu exército que não estavam adaptados a um inverno tão rigoroso. É notável que a história nos faz deduzir que Napoleão ignorou os possíveis fatores que fizessem o seu estratagema expansionista fracassar. Análogo a isso, líderes políticos de diversas sociedades contemporâneas, em todo o mundo, fazem o uso dum conservadorismo ideológico e dum negacionismo científico a fim de reafirmarem suas estratégias políticas. No entanto, tais posicionamentos refletem diretamente no bem-estar social dessas nações. (Formule a tese com mais clareza) 

(Melhore a estratégia coesiva) O atual presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, é um dos personagens mais emblemáticos com relação ao negacionismo científico. Inquestionavelmente, ele foi um entre os chefes (negacionistas) de Estados que se mostrou cético quanto aos danos do vírus Sars-CoV-2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, desde 2019 vem ressurgindo novos surtos de sarampo no mundo devido à falta de cobertura vacinal por causa da desconfiança em que as pessoas estão tendo com relação aos “efeitos adversos” das vacinas, e é sabido que os movimentos antivacinas são os principais autores dessas falácias anticientíficas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, com o avanço das tecnologias e com o surgimento da internet, as ideias negacionistas ganharam notoriedade. De acordo com o Data Folha, 22% da população brasileira diz não querer tomar a vacina contra a Covid-19; isso nos mostra quanto o ceticismo científico tem crescido no Brasil. Os cientistas acreditam que a falta de instrução das pessoas tem uma relação direta com a inquestionabilidade das informações absorvidas. (Melhore a progressão de ideias) Segundo o educador Paulo Freire, a educação, qualquer que seja ela, é uma teoria do conhecimento vista na prática, isto é, a educação se efetiva com o conhecimento adquirido posto em validez.(Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que a sociedade tome uma ação crítica quanto as “fake news”. É preciso mostrar ao Congresso Nacional o quão estão insatisfeitos por meio de protestos declarando a recusa das ideias anicientificistas sem nenhum fundamento e cobrarem mais investimentos em educação de qualidade. A comunidade científica precisa criar (Muito bem. Apresentou o agente) um elo maior com o povo; seja através das redes sociais, por exemplo, para informar de forma didática e com uma linguagem mais acessível. Assim, será possível construir uma sociedade instruída e juntos com a ciência, poderão combater toda e quaisquer ideia conspiracionista, evitando, assim, o retrocesso político e social - como ocorreu no Império Napoleônico.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200