Napoleão Bonaparte fora um imperador francês de grandes feitos históricos, mas o mesmo motivou a queda de seu império ao subestimar as condições climáticas da Rússia e, também, por não considerar as limitações físicas do seu exército que não estavam adaptados a um inverno tão rigoroso. É notável que a história nos faz deduzir que Napoleão ignorou os possíveis fatores que fizessem o seu estratagema expansionista fracassar. Análogo a isso, líderes políticos de diversas sociedades contemporâneas, em todo o mundo, fazem o uso dum conservadorismo ideológico e dum negacionismo científico a fim de reafirmarem suas estratégias políticas. No entanto, tais posicionamentos refletem diretamente no bem-estar social dessas nações. (Formule a tese com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) O atual presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, é um dos personagens mais emblemáticos com relação ao negacionismo científico. Inquestionavelmente, ele foi um entre os chefes (negacionistas) de Estados que se mostrou cético quanto aos danos do vírus Sars-CoV-2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, desde 2019 vem ressurgindo novos surtos de sarampo no mundo devido à falta de cobertura vacinal por causa da desconfiança em que as pessoas estão tendo com relação aos “efeitos adversos” das vacinas, e é sabido que os movimentos antivacinas são os principais autores dessas falácias anticientíficas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, com o avanço das tecnologias e com o surgimento da internet, as ideias negacionistas ganharam notoriedade. De acordo com o Data Folha, 22% da população brasileira diz não querer tomar a vacina contra a Covid-19; isso nos mostra quanto o ceticismo científico tem crescido no Brasil. Os cientistas acreditam que a falta de instrução das pessoas tem uma relação direta com a inquestionabilidade das informações absorvidas. (Melhore a progressão de ideias) Segundo o educador Paulo Freire, a educação, qualquer que seja ela, é uma teoria do conhecimento vista na prática, isto é, a educação se efetiva com o conhecimento adquirido posto em validez.(Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que a sociedade tome uma ação crítica quanto as “fake news”. É preciso mostrar ao Congresso Nacional o quão estão insatisfeitos por meio de protestos declarando a recusa das ideias anicientificistas sem nenhum fundamento e cobrarem mais investimentos em educação de qualidade. A comunidade científica precisa criar (Muito bem. Apresentou o agente) um elo maior com o povo; seja através das redes sociais, por exemplo, para informar de forma didática e com uma linguagem mais acessível. Assim, será possível construir uma sociedade instruída e juntos com a ciência, poderão combater toda e quaisquer ideia conspiracionista, evitando, assim, o retrocesso político e social - como ocorreu no Império Napoleônico.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |