**EFEITOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO NA SOCIEDADE* - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Idade Média a Igreja Católica perseguiu e matou vários pensadores e cientistas por meio da Inquisição, pois os estudos científicos desagradavam a instituição. Na contemporaneidade, tal barbárie não ocorre mais, entretanto, os efeitos do negacionismo científico ainda se fazem presentes na sociedade brasileira. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da falta de conhecimento e da intolerância. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que a desinformação é um fator determinante para a persistência do impasse. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, as redes sociais são úteis, mas podem se tornar uma armadilha. Um exemplo disso é a disseminação de notícias falsas, na internet, sobre possíveis tratamentos precoces (não comprovados pela ciência) contra doenças sérias. Geralmente, tais informações estimulam a automedicação sem um acompanhamento médico, podendo levar o indivíduo a ter efeitos colaterais contrários e prejudicar ainda mais a sua saúde. Dessa forma, é possível perceber que a invalidação científica tem como consequência não só uma população mal informada, mas também mais desprotegida, o que dificulta a erradicação do problema. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a lenta mudança de mentalidade. Segundo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que o negacionismo científico pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também. Assim, o fortalecimento do pensamento negacionista, transmitido de geração a geração, funciona como forte base dessa forma de escapismo, resultando uma sociedade cada vez mais inflexível e insegura em relação ao meio científico. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Vírgula) juntamente com os cientistas, deve (Muito bem. Apresentou o agente) divulgar mais as pesquisas científicas para a população leiga, por meio de propagandas e vídeos. Tais estudos devem ser amplamente divulgados na televisão aberta e nas redes sociais do ministério, com o objetivo de mostrar a importância da ciência e diminuir a veiculação das fake news sobre o assunto. Dessa maneira, o Brasil poderá superar os efeitos do negacionismo científico.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200