[Sem título] - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 20/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Devido à crise sanitária em que o mundo se encontra, a propagação do negacionismo se torna ainda mais preocupante. A desinformação e disseminação de fake news nos meios de comunicação geram uma onda de incertezas mediante aos avanços científicos, a tentativa de minimizar ou anular os efeitos da pandemia tem como resultado um debate ideológico que nada ajuda para resolver uma questão de saúde pública. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O ato de questionar os avanços da ciência acarreta uma série de problemáticas, as pessoas passam a duvidar de tudo o que é comprovado cientificamente e acreditar somente no senso comum, em algo sem nenhum estudo ou dado concreto para se basear e, em alguns casos (Vírgula) essa crença afeta não só a pessoa como uma boa parte da sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão). A vacinação, em alguns casos, só tem eficácia se uma grande parcela obtiver as doses, participantes do movimento antivacina, por exemplo, ao se negarem a tomar tal dose se tornam possíveis transmissores, acontece até de doenças erradicadas voltarem a aparecer no país, como foi o caso do sarampo. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas) 

(Melhore a estratégia coesiva) Em meio à pandemia, a prioridade do Estado e da população deveria ser o combate ao vírus da Covid-19, porém é comum observar pessoas discutindo sobre a gravidade do vírus para o sistema imunológico e muitas vezes comentando sobre um suposto exagero da mídia. Perante tais discussões surgiram fontes informando formas alternativas para se prevenir, remédios caseiros ou até mesmo sem prescrição médica, tratamentos não testados cientificamente, diversas desinformações que prejudicam o trabalho dos profissionais da saúde. (Abordagem superficial)

(Melhore a estratégia coesiva) Os governantes devem contribuir (Muito bem. Apresentou o agente) com um posicionamento voltado ao bem estar do cidadão, criando programas com profissionais da área da saúde para conscientizar e tirar dúvidas da população, combatendo as fake news nas redes sociais, financiando e acompanhando de perto os avanços científicos, pois o primeiro passo para o combate ao negacionismo é a informação.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200