Metodologia científica - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 11/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Crescemos ouvindo "verdades absolutas" que nunca foram verificadas cientificamente. Como era feito desde que o Brasil e o mundo existem, as informações se passavam de boca a boca. E a falta de conhecimento sobre estudos que comprovam as dúvidas da sociedade, (Sem vírgula) intensifica ainda mais esse hábito. Assim, causado crendices tão fortes que há pessoas que não mudam sua opinião nem mesmo diante de contratações constatações. (Contextualize o tema com clareza e formule a tese)  

(Melhore a estratégia coesiva) Quando os português chegaram ao Brasil, as notícias eram dadas por cartas e achismos pessoais. E isso foi se fortificando ao longo de gerações. Um exemplo bem clássico é de que manga e leite juntos podem levar até a morte, uma suposição inventada no tempo dos escravos e que se perpétua até hoje no século XXI. Dificilmente conseguiremos desfazer uma ideia impregnada de forma tão precisa. (Abordagem tangencial do tema. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, isso se dá porque muitas pessoas não conhecem o estudo de pesquisa, não sabem que há profissionais que dedicam uma vida para entender questões aparentemente já respondidas, mas (Vírgula) lógico, de forma erroneamente. (Argumentação limitada. Reelabore as ideias apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, podemos entender que o meio científico ainda não é devidamente conhecido. Com isso, a introdução da disciplina de metodologia científica deveria ser colocada na grade curricular do ensino médio e não somente na faculdade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200