No século XVIII, com o surgimento do iluminismo, Francis Bacon defendia que a verdadeira finalidade da ciência era contribuir para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida do ser humano. Hoje, em pleno século XXI, houve um retrocesso, com a negação do conhecimento científico, o que pode trazer sérias consequências à população. (Explore mais as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Desde 2020, o mundo enfrenta a pandemia da covid-19. No Brasil, o próprio presidente, Jair Bolsonaro, negou a gravidade do problema em seus discursos e chegou a qualificar a doença como uma simples "gripezinha". Esse fato levou um grupo de pessoas que o apoiavam a ignorar a gravidade da covid-19. Além disso, muitos vêm questionando a eficácia da vacina, o que é inadmissível, uma vez que, (Sem vírgula) a vacina, além de curar, também foi responsável por erradicar muitas doenças, como a poliomielite, por exemplo. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) É impossível não notar os avanços que a evolução da ciência trouxe para a humanidade. São notáveis fatores tais como: melhoria da qualidade de vida e maior longevidade do ser humano na atualidade. Ainda assim, há pessoas que contestam veracidade da ciência. O índice de cobertura vacinal contra várias doenças vem caindo nos últimos anos. E o sarampo, que havia sido erradicado do Brasil, voltou em 2019. Isso talvez indique que movimentos antivacina estejam, neste momento, conquistando mais adeptos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Diante disso, fica evidente a importância da ciência para a melhoria das condições de vida do ser humano e para a cura de diversas doenças. Nesse âmbito, cabe a universidades e institutos públicos de pesquisa levarem (Muito bem. Apresentou o agente) informações - que ajudassem no combate às fake news - tanto pelos meios tradicionais de comunicação, quanto pelas redes sociais, a fim de esclarecer e levar conhecimento àqueles que não o possuem.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |