... - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No final da Segunda Guerra Mundial surgiu um movimento negando a existência do Holocausto -massacre do povo judeu- esse acontecimento não se limitou apenas isso e foi para o campo científico contradizendo a ida do homem a Lua, a vacina, o aquecimento global e o formato da Terra estes movimentos são chamados de negacionismo científico (Melhore a progressão de ideias). Devido a isso, alguns efeitos surgiram como teorias pseudocientíficas e volta de doenças já erradicadas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, vale ressaltar que a ciência teve avanços nas últimas décadas, entretanto algumas pessoas tendem a negar esta verdade. Como o advento das redes sociais os negacionistas ganharam força levantando questionamentos como o terra planismo terraplanismo refutado por Galileu Galilei na Idade Média (Melhore a progressão de ideias) para tanto surgem respostas para entender o porquê dessas teorias pseudociêntificas como a de Freud que diz que existe um mecanismo psicológico que tende a negar a verdade. Então para tais teorias não ganharem mais força é necessário levar informação para todas as pessoas. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais como consequência surgiram os movimentos anti-vacinas antivacinas. Depois do surgimento da vacina doenças que antes eram motivo de grande preocupação chegaram a ser erradicadas, porém, com o crescimento do negacionismo científico alguns pais não querem vacinar seus filhos (Vírgula) e consequentemente tais doenças voltaram a aparecer (Vírgula) como exemplo o sarampo. A volta dessas doenças pode ser explicada pela pesquisa feita pelo Pew Research Center, que indica que mais de 36% da população brasileira não acredita na ciência (Vírgula) algo preocupante que infelizmente está acontecendo. (Melhore a apresentação das discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção deve ser feita, pois, (Sem vírgula) a ciência é necessária para todos. Por isso o Ministério da Ciência e Tecnologia (Vírgula) responsável pela organização dessas áreas (Vírgula) deve criar para propagandas pregando a valorização da ciência de modo que essa programa sejam divulgadas da grande mídia- com a ajuda de empresas privadas- . Somente assim, será possível mostrar população como a ciência importante para tudo é essas teorias pseudocientíficas como as citadas no início cairão por Terra.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200