[Sem título] - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A ciência sempre foi muito importante para a sociedade, o período do renascimento científico, por exemplo, trouxe grandes avanços em diversos campos do conhecimento, resultando em todos os benefícios que temos atualmente como a medicina e a tecnologia avançada, mas sempre houve uma rejeição muito grande contra esse tipo de conhecimento. Do mesmo modo, atualmente muitas pessoas ainda negam a ciência e isso pode trazer muitos riscos a sociedade (Dê exemplos). Assim fica clara a necessidade do aumento da divulgação da ciência e de sua importância. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar que, embora as redes sociais sejam um grande meio de informação, elas facilitam a propagação de fake news que influenciam de maneira equivocada a população. Além disso a falta de divulgação científica contribui para a escassez de informação, fazendo com que as pessoas acreditem em notícias falsas. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente  a um aumento do negacionismo científico que traz graves problemas para a sociedade como, por exemplo, através da negação a vacina, a volta de doenças já erradicadas. De acordo com o pesquisador do serviço de Bacteriologia do Instituto Butantan, Paulo Lee Ho: "Casos de sarampo têm sido relatados novamente nas Américas, principalmente na Venezuela, que deixou de vacinar a sua população por questões políticas e econômicas". Portanto é perceptível a necessidade de conscientizar a população. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma é necessário que o governo (Muito bem. Apresentou o agente) utilize as redes sociais para divulgar a ciência e promova campanhas de conscientização tanto nas escolas como na internet. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200