O negacionismo e seus efeitos - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“A Terra é plana", (Melhore  a coesão textual) essa é uma das inúmeras frases características de pessoas que ​negam fatos comprovados pela Ciência. O negacionismo, (Sem vírgula) busca de todas as formas refutar o conhecimento científico e descredibilizar anos de pesquisas, observações, hipóteses, testes e conclusões. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) A "Idade das trevas", denominação referente à Idade Média, é um exemplo da ignorância, fanatismo/dogmatismo presentes na negação do que é real, pois a maior instituição do período, a Igreja Católica, caçava aqueles que iam contra os seus princípios. Foi o caso de Galileu Galilei, que obrigado pela inquisição, (Sem vírgula) teve que deixar de lado a teoria do heliocentrismo, de modo que se não o fizesse, (Sem vírgula) teria o mesmo fim de Giordano Bruno, a morte. Dessa forma, essa instituição se apresentava de maneira violenta contra aqueles que não seguiam seus pensamentos, prendendo seus adeptos à ignorância, às hipóteses sem nenhum embasamento lógico e científico. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem limitada) 

(Reveja a escolha do conectivo) Portanto, esse comportamento vai contra todo e qualquer exercício racional, as pessoas que o possui estão continuamente negando a realidade. O negacionismo é uma ameaça contra a Ciência e todas as sociedades, é usado muitas vezes por líderes políticos, (Sem vírgula) como forma de alienar as massas populares, para que assim seja possível o controle desses indivíduos, bem como uma ferramenta para a consolidação de seus interesses. Um exemplo nítido do perigo do negacionismo, (Sem vírgula) é o atual governo brasileiro e sua atuação frente a crise sanitária do (Covid-19) (Retire o parênteses). O número de mortes já ultrapassa os 400 mil, e o vírus desde o início foi tratado como uma “gripezinha”, termo usado pelo presidente da República Federativa Brasileira. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Melhore a estratégia coesiva) ​Pensando nisso, ver-se vê-se que a educação é de extrema importância para o desenvolvimento das ideias. Uma sociedade consciente sobre a importância do conhecimento baseado na razão, é uma sociedade preparada para qualquer desvio dessa. Dessa forma, tal agente pode ser difundido cada vez mais nos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais, por estudantes, influenciadores, professores, entre outros, como forma de barrar esse surto de negação dos fatos. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200