Efeitos prejudiciais do negacionismo nas ciências - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 10/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

tema:efeitos do negacionismo científico na sociedade 
O filme "o menino que descobriu o vento" conta a história de Will, um malawiano de 13 anos, que através da construção de um moinho de vento foi capaz de transformar a realidade do vilarejo onde vivia, mostrando a importância do conhecimento dentro de uma sociedade. Paralelo a isso, no Brasil é perceptível o quão prejudiciais são os efeitos do negacionismo em relação ao conhecimento científico, quer seja pela invalidação das ciências, quer seja pelo surgimento de doenças já erradicadas. Assim, nota-se a problemática a ser combatida. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, é imperioso ressaltar a prejudicialidade de invalidar as ciências, como efeito do negacionismo científico na sociedade. Nesse viés, é notório a divulgação de notícias falsas na internet como causa do problema. Isso ocorre, (Sem vírgula) com a circulação de desinformação nas redes sociais ( Whatsapp, Instagram, entre outros), como por exemplo o vídeo antivacina, que alegava contaminação das pessoas, sem comprovação alguma. Dessa maneira, fazendo grande parte da população desacreditar do conhecimento científico e negarem a vacina, como forma de prevenção. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido frisar o aparecimento de casos das doenças erradicadas, um aspecto prejudicial do negacionismo das ciências no meio social (Dê alguns exemplos). Isso porque, (Sem vírgula) existe pouca disseminação desse conhecimento entre a população geral. Perceptivelmente, fora do ambiente escolar não existe muita divulgação dos saberes científicos (em palestras e eventos) (Cuidado ao fazer essa afirmação). Desse modo, gera desconhecimento das ciências na sociedade. (Abordagem superficial. Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende -se, portanto, os dilemas que envolvem o negacionismo científico e os efeitos prejudiciais ligados a ele. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação - responsável pelo ensino público no país- (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) promover campanhas de identificação das notícias falsas em mídias de alcance nacional, com o fito de dar à educação a relevância transformadora que ela pode causar na sociedade, do mesmo modo que ocorreu com Will. Assim como, (Sem vírgula) o governo federal - órgão administrativo máximo no Brasil- em conjunto com os governos municipais, devem realizar palestras e eventos mensais abertos ao público, em praças locais, realizadas por estudantes e professores universitários federais e estaduais, para que o conhecimento científico esteja no cotidiano da população. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200