A sociedade pode ser dividida em diversas formas, e uma divisão possível é entre as pessoas que buscam informações verídicas, verdadeiras, (Ficou redundante) e os negacionistas, pessoas que recebem informações falsas, as “Fake News” (Vírgula) e as espalham como uma “verdade universal” (Vírgula) pois não aceitam aquilo que foi comprovado cientificamente a fim de “fugir da verdade”. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Cada vez mais mentiras estão sendo espalhadas por negacionistas, e isso acaba afetando o mundo inteiro, e algumas delas, (Sem vírgula) são a “teoria terraplanista” que (Vírgula) como o próprio nome diz, são pessoas que defendem que a terra é plana, ou ainda, no momento que estamos enfrentando a Covid-19, surgem informações de que a vacina traria algum tipo de doença, como o HIV, fatos que não são comprovados cientificamente. E esse mesmo pensamento sem embasamento científico em relação às doenças, (Sem vírgula) levou a África do Sul (Vírgula) por exemplo, entre 1998 e 2008, a deter mais de 20% das pessoas com Aids no planeta, já que seu presidente, Thabo Mbeki, negou a gravidade desse surto. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma forma na qual os negacionistas se pronunciam, (Sem vírgula) é por meio da internet, onde utilizam postagens online, e muitas pessoas acabam por não procurar uma fonte confiável e compartilham essas informações, assim fortalecendo a “fake news”. Essas mentiras acabam sendo criadas, geralmente, por pessoas que não têm acesso ao conhecimento, ou seja, acesso à escola ou meios parecidos. (Abordagem superficial. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário que as pessoas tenham uma base de informações confiáveis, para que não espalhem a mentira, por acharem que aquilo que sabem, (Sem vírgula) é a “verdade absoluta”. Uma forma de intervir o problema, (Sem vírgula) é a de sempre checar se aquilo que está compartilhando é verdade, pesquisando em fontes confiáveis, e estar disposto a ouvir uma verdade diferente da sua. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |