Segundo o filósofo George Santayana, aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. Analisando o pensamento e relacionando-o a realidade brasileira, é notório que os efeitos do negacionismo científico afetam de forma evidente a sociedade atual, além de que o problema está inserido em todo o sistema educacional brasileiro e mundial, em virtude de que anteriormente na história do mundo já foram presenciados diversos efeitos negativos do negacionismo científico e novamente a sociedade comete o mesmo erro e sofre os mesmos efeitos.
Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o descaso governamental com a educação e a escassa abordagem do negacionismo em instituições de ensino causam (Muito bem. Apresentou a tese) a falta de resoluções e o agravamento da situação mais uma vez.
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Sendo assim, é possível compreender que a educação assume um importante papel para o presente e o futuro da sociedade, entretanto o sistema educacional recebe grande negligência governamental, proporcionando a carência de conteúdos importantes, tal como o negacionismo científico (Cuidado ao fazer essa afirmação) e seus efeitos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a importância dos estudos sobre os efeitos e o que negacionismo científico traz à sociedade, e da falta que uma atenção maior para o sistema educacional gera ao país. Consequentemente cabe ao governo e ao Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) elevarem a qualidade do conhecimento, por meio da inclusão de novas matérias, conteúdos e atividades – que devem ser acessíveis para todos os tipos de instituições – com o propósito de orientar e educar a todos sobre o negacionismo. Em vista disso, preparando o cidadão brasileiro para algo semelhante que possa ocorrer no futuro, ou se tudo acontecer conforme as expectativas, encerrando os problemas relacionados à falta de atenção e informação sobre o assunto.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |