Negacionismo científico, um dilema ainda a ser erradicado - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 02/05/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série estadunidense "Everybody hates Chris" a personagem Rochelle, mãe do protagonista, é apresentada como sendo grande adepta à utilização do xarope, defronte a quaisquer sintomas de doenças que viesse a constatar nos integrantes de sua família. Ao limitar-se a ideia de que, (Sem vírgula) apenas o xarope seria útil ao combate de qualquer doença, rejeitando eminentemente outros medicamentos, a personagem revela tal negacionismo científico que, hodiernamente, é dilema conflituoso na sociedade brasileira que fica à mercê das consequências geradas. Os principais impactos incluem, (Sem vírgula) a disseminação de informações e métodos falsos, além do retrocesso no campo científico e, consequentemente, na criação de soluções que contribuam para a sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, tem-se o compartilhamento de remédios não comprovados cientificamente e informações falsas hoje denominadas como as "fake news" (Vírgula) que com o advento das redes sociais, (Sem vírgula) tornaram-se comuns, e aderidas por milhares de brasileiros desinformados e adeptos de crenças retrógradas. A exemplo, pode-se citar o cenário do ano de 2020, que fora elencado por notícias falsas relacionadas ao vírus do Covid-19. Resultante disso foi, (Sem vírgula) a rejeição e desconfiança por parte da população às propostas científicas desenvolvidas nesse contexto, dificultando a resolução de problemas e pondo a própria sociedade em risco, (Sem vírgula) ao disseminar medidas e informações não confiáveis e (Vírgula) até mesmo, perigosas.(Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar o desenvolvimento científico que é posto de lado, tendo em vista esse negacionismo, e dessa forma, (Sem vírgula) a área a qual remete a ciência do país, (Sem vírgula) caminha rumo ao declínio em comparação a outros países que valorizam e colaboram com a ciência. Com isso, soluções para diversos problemas da sociedade que, com o advento de pesquisas e avanços científicos (Vírgula) viriam a ser solucionados, (Sem vírgula) não são postos em prática. Dessa forma, a sociedade perpetua com suas dificuldades e ignorância eminente pela negação a ciência, disseminada continuamente através das redes sociais e ademais mecanismos de comunicação. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, é iminente a ação da mídia (Boa. Apresentou o agente), que através de mecanismos inteligentes(Sem vírgula) detecte e impeça o compartilhamento das chamadas "fake news" e as Organizações Não Governamentais realizem palestras que promovam retificar a opinião da população sobre a ciência, visando destacar sua importância. Por meio disto, almeja-se disseminar essa rejeição a ciência tão prejudicial aos brasileiros.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200