Na série estadunidense "Everybody hates Chris" a personagem Rochelle, mãe do protagonista, é apresentada como sendo grande adepta à utilização do xarope, defronte a quaisquer sintomas de doenças que viesse a constatar nos integrantes de sua família. Ao limitar-se a ideia de que, (Sem vírgula) apenas o xarope seria útil ao combate de qualquer doença, rejeitando eminentemente outros medicamentos, a personagem revela tal negacionismo científico que, hodiernamente, é dilema conflituoso na sociedade brasileira que fica à mercê das consequências geradas. Os principais impactos incluem, (Sem vírgula) a disseminação de informações e métodos falsos, além do retrocesso no campo científico e, consequentemente, na criação de soluções que contribuam para a sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, tem-se o compartilhamento de remédios não comprovados cientificamente e informações falsas hoje denominadas como as "fake news" (Vírgula) que com o advento das redes sociais, (Sem vírgula) tornaram-se comuns, e aderidas por milhares de brasileiros desinformados e adeptos de crenças retrógradas. A exemplo, pode-se citar o cenário do ano de 2020, que fora elencado por notícias falsas relacionadas ao vírus do Covid-19. Resultante disso foi, (Sem vírgula) a rejeição e desconfiança por parte da população às propostas científicas desenvolvidas nesse contexto, dificultando a resolução de problemas e pondo a própria sociedade em risco, (Sem vírgula) ao disseminar medidas e informações não confiáveis e (Vírgula) até mesmo, perigosas.(Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar o desenvolvimento científico que é posto de lado, tendo em vista esse negacionismo, e dessa forma, (Sem vírgula) a área a qual remete a ciência do país, (Sem vírgula) caminha rumo ao declínio em comparação a outros países que valorizam e colaboram com a ciência. Com isso, soluções para diversos problemas da sociedade que, com o advento de pesquisas e avanços científicos (Vírgula) viriam a ser solucionados, (Sem vírgula) não são postos em prática. Dessa forma, a sociedade perpetua com suas dificuldades e ignorância eminente pela negação a ciência, disseminada continuamente através das redes sociais e ademais mecanismos de comunicação. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, é iminente a ação da mídia (Boa. Apresentou o agente), que através de mecanismos inteligentes, (Sem vírgula) detecte e impeça o compartilhamento das chamadas "fake news" e as Organizações Não Governamentais realizem palestras que promovam retificar a opinião da população sobre a ciência, visando destacar sua importância. Por meio disto, almeja-se disseminar essa rejeição a ciência tão prejudicial aos brasileiros.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |