Tentativa 4(KMQ) - Banco de redações


Efeitos do negacionismo científico na sociedade

Enviada em: 01/05/2021

Status:

Corrigida
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Na mitologia Grega, Cassandra era uma sacerdotisa que possuía o dom de prever o futuro, mas após receber uma maldição ninguém acreditava em suas profecias. Analogamente, longe do mito, o negacionismo científico presente na sociedade torna os cientistas em Cassandras contemporâneas, pois indivíduos não acreditam nos fatos apresentados por eles, assim provocando efeitos ruins para a população, como o retorno de doenças outrora controladas, como o sarampo. Isso ocorre seja pela religiosidade estar tomando espaço das pesquisas científicas, seja pela ineficiência da esfera midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é preciso salientar que a fé - emoção- está tomando espaço da razão -cientistas. Durante a Idade Média, a Igreja Católica possuía grande influência no pensamento do povo, e com o surto da Peste Bulbônica as causas e curas eram baseadas na religiosidade. Hodiernamente, sabe-se (Vírgula) por causa dos avanços científicos (Vírgula) que a religião não está ligada às doenças, pois são causadas por vírus, bactérias ou fatores biológicos. Entretanto, está tendo uma crescente (Problemas na construção da ideia) em movimentos contra técnicas da ciência, o que é completamente inaceitável nos dias atuais, normalmente esses pensamentos são movidos por parte da religião e sem base lógica. Desse modo, se torna perceptível a necessidade de ajudar essas pessoas em separar a fé da emoção. (Discussões pertinentes. Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, é necessário salientar a ineficiência das mídias como agravante da situação. No final do século XX, com o advento da internet e após a criação das redes sociais, se tornou rápido e fácil o envio de informações. Todavia, a praticidade de propagar notícias não condiz com a qualidade do conteúdo apresentado aos usuários, tendo em vista o foco em assuntos que pouco agrega a vida das pessoas, como o fim do relacionamento de famosos, não se atentando em apresentar informações acerca da importância da vacinação. Nesse sentido, esse foco em questões efêmeras (Vírgula)  adotadas pela mídia, agrava o crescimento de grupos antivacina, que coloca em risco a população, pois aumenta as chances de retornar doenças já controladas, como a poliomelite. (Reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), junto com as mídias (Vírgula) deve, por meio de parcerias público-privadas, criar vídeos para a televisão e redes sociais - como Facebook, Instagram e Twitter, com informações de pesquisas científicas, separando a religião da ciência, além de mostrar a necessidade da vacinação, esse conteúdo deve ter em média um minuto. Isso tendo como objetivo, (Sem vírgula) que o vídeo seja visto por completo e garanta a eficácia no combate do negacionismo científico na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200