Como combater transfobia no Brasil. - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Constituição federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país- garante que todos os cidadãos são iguais perante à a lei, independente da religião, etnia, condição social ou orientação sexual. No entanto essa perspectiva corrobora com a realidade, uma vez que a transfobia no Brasil é um problema atual na nossa sociedade. Nesse sentido, vale destacar causas, consequências e uma possível solução para essa problemática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a incompreensão da sociedade em respeitar a decisão do outro é causadora desse impasse. De acordo com o filósofo e escritor Denis Diderot, a ignorância é um dos maiores impasses para se alcançar a verdade, atrás apenas do preconceito. Com esse raciocínio, sintetiza no qual é o que acontece na sociedade atualmente, e essa ¨ignorância¨ é ocasionada pela falta de explicação sobre o assunto principalmente na área de ensino. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório a ineficácia do Estado em lidar com a minoria que necessita do amparo governamental. Segundo a ONG europeia (Especifique-a), em nenhuma outra nação há tantos registros de homicídios de pessoas transgêneros quanto no Brasil. É lamentável ver o quanto vidas são interrompidas apenas por não seguir um padrão da sociedade, por ter suas escolhas e opções diferente da maioria. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para combater a transfobia no Brasil. Ademais fica nítido a responsabilidade do Estado em lutar contra a violência, por meio do Poder Legislativo, incluindo leis severas, com punições de multas e prisões contra qualquer ato de discriminação e preconceito. Além de incluir no meio escolar palestras para conscientizar os jovens a desconstruir um pensamentos preconceituoso que são passadas de geração a geraçõe. Só assim será válido o direito proposto pela Carta Magna.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200