A transfobia atinge toda a sociedade - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais(Antra), durante esse ano de 2021 mostrou-se que cerca da população transgênero (Melhore a construção de sentido) foram assassinadas devido ao preconceito transfóbico, (Sem vírgula) e à violência desencadeada pela população. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Use outro conectivo) No entanto, o termo transfobia designa atos de preconceito contra pessoas trans. Um exemplo disso é o desrespeito ao nome social e aos uso de banheiros químicos de acordo com o gênero da pessoa. O que muitas vezes manifesta-se por meio de atos de violência. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Estima-se que muitas das vezes a população adquire o sentimento de repulsa e de rancor contra os trans (Vírgula) fazendo com que eles tenham transtorno psicológico, e passando por situações de auto desconforto e insegurança. (Abordagem superficial. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, as causas e consequências da transfobia devem ser combatidas com efetividade. O Estado (Vírgula) junto com o Poder Legislativo (Vírgula) deve assegurar os direitos dessas pessoas (Muito bem. Apresentou o agente), criando delegacias especializadas baseados em preconceitos. Ademais, o Ministério da Educação(MEC), (Sem vírgula) deve implementar o debate sobre identidade de gênero, promover palestras com o tema para alunos, pais e professores (Vírgula) com a participação de psicólogos e médicos, buscando uma melhor compreensão sobre o assunto e eliminar com o preconceito.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200