De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais(Antra), durante esse ano de 2021 mostrou-se que cerca da população transgênero (Melhore a construção de sentido) foram assassinadas devido ao preconceito transfóbico, (Sem vírgula) e à violência desencadeada pela população. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Use outro conectivo) No entanto, o termo transfobia designa atos de preconceito contra pessoas trans. Um exemplo disso é o desrespeito ao nome social e aos uso de banheiros químicos de acordo com o gênero da pessoa. O que muitas vezes manifesta-se por meio de atos de violência. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Estima-se que muitas das vezes a população adquire o sentimento de repulsa e de rancor contra os trans (Vírgula) fazendo com que eles tenham transtorno psicológico, e passando por situações de auto desconforto e insegurança. (Abordagem superficial. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as causas e consequências da transfobia devem ser combatidas com efetividade. O Estado (Vírgula) junto com o Poder Legislativo (Vírgula) deve assegurar os direitos dessas pessoas (Muito bem. Apresentou o agente), criando delegacias especializadas baseados em preconceitos. Ademais, o Ministério da Educação(MEC), (Sem vírgula) deve implementar o debate sobre identidade de gênero, promover palestras com o tema para alunos, pais e professores (Vírgula) com a participação de psicólogos e médicos, buscando uma melhor compreensão sobre o assunto e eliminar com o preconceito.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |