Mentalidade retrógrada - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Abuso psicológico. Estigma social. Agressão física, sexual e moral. Diversos são os desafios históricos e atuais enfrentados pelas pessoas trans -travestis, transexuais e transgêneros- diariamente no Brasil contemporâneo. Essa forma de violência- a transfobia-, manifestada geralmente por intimidação psicológica e agressão física, é, nitidamente, consequência da herança histórica e da indiferença governamental (Muito bem. Apresentou a tese). Nesse sentido, o Ministério da Educação (Vírgula) em conjunto com o Ministério Público (Vírgula) deve elaborar uma solução para esse grave problema.

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, pode-se dizer que o pensamento transfóbico é um efeito do comportamento histórico. Sobre isso, em sua obra “Casa grande & senzala", Gilberto Freyre – expoente escritor brasileiro- expõe um padrão de pensamento, o qual acreditava que a heterossexualidade era uma referência a ser seguida. Esse preceito analisado por Freyre, no contexto da colonização do Brasil, prejudicou o desenvolvimento de uma sociedade mais empática, uma vez que, a partir dessa concepção, a comunidade brasileira estigmatiza qualquer opção diferente da heterossexual, a qual impõe que homens e mulheres devem se vestir e se comportar como tais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, é imprescindível dizer que a omissão, ou até mesmo, (Sem vírgula) a indiferença governamental (Vírgula) é uma das principais causas para a reprodução da mentalidade transfóbica, que fere, por sua vez, a dignidade humana dos transexuais. A esse respeito, a Constituição federal de 1988 -norma de maior hierarquia nacional- assegura direitos básicos, como a segurança, por exemplo, a todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, o grupo de pessoas trans- travestis, transexuais e transgêneros - não exerce os privilégios expostos na Carta Magna na prática, já que sofrem diariamente abusos psicológicos, discriminação social e exclusão. Esse contexto, consequentemente, pode afetar a saúde mental das vítimas, o que pode ocasionar sérios danos ao bem-estar mental e ocasionar um suicídio.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indubitável que a transfobia é uma herança histórica, intensificada pela irresponsabilidade governamental. Assim, com vistas a reeducar a sociedade e minimizar o desrespeito contra a comunidade transexual, o Ministério da Educação deve (Muito bem. Apresentou o agente), por meio de cursos e campanhas midiáticas, promover entrevistas, nas quais a população transexual exponha os principais tipos de agressões sofridas por ela diariamente e as implicações que podem ter. Além disso, é essencial que o Poder Legislativo intensifique as leis que visem a proteção dessas vítimas.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200