A luta da classe LGBT. - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Parafraseando Nelson Mandela, ninguém nasce odiando o seu próximo, seja pela cor de sua pele, crença ou origem, aprendemos a odiar. Com o advento do holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler (Vírgula) acreditando na eugenia e pureza de raça, julgava os homossexuais impuros e impróprios para a sociedade, sendo assim excluídos e sendo trancafiados nos campos de concentrações. O Brasil não está distante da Alemanha nazista, onde em 1903 (Vírgula) em Minas Gerais, houve o holocausto brasileiro, foi aberto um manicômio chamado Hospital Colônia de Barbacena, sucedeu em aproximadamente 60 mil mortes injustas, entre eles estavam os homossexuais. Desde o início dos tempos essa discriminação contra os gêneros vem atrapalhando a vida de muita gente, tanto intelectualmente quanto socialmente. Como podemos lidar com pessoas sendo excluídas apenas por uma escolha pessoal? (Reestruture as discussões iniciais) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise odiar o próximo por ser diferente está enraizado culturalmente em nossa sociedade, as crianças crescem ouvindo que não podem brincar com boneca ou carrinho apenas porque não combina o gênero sexual delas, além de escutar piadas disfarçadas de preconceito. Deve-se ser um tema pautado em salas de aulas pelo Brasil a fora com a intenção de educá-los e levar essa discussão para casa, e não somente isso, campanhas e debates sérios em canais abertos para que toda a população tenha acesso garantido ao entendimento de que ofender, agredir e abusar psicologicamente por qualquer escolha são crimes e não só direitos garantidos em lei, tem que se respeitar por serem seres humanos. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o direito de acesso à educação está garantido pela Constituição federal, mas por conta da discriminação e violência diária, a maioria da comunidade LGBT (Desenvolva a sigla) abandonam seus estudos, muitos em depressão e doenças psicológicas, outros devido aos abusos acometidos. E mesmo quando continuam nas escolas todo esse preconceito impacta em seu aprendizado e desenvolvimento. (Argumentação limitada) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, tem que se fazer um debate livre de discriminações e discursos de ódio, promover campanhas sobre o assunto, aumentar em lei os valores das multas por injúrias e tempo de prisão por crimes, acima de tudo sempre relembrando a história com a finalidade de que as violações aos direitos humanos, que em determinado contexto se tornou o desastre da humanidade, nunca volte a se repetir. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200