Aos outros, o direito de ser como são. - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A transfobia é o ódio patológico à a pessoas transexuais, ou seja, aquelas que não se identificam com seu gênero de nascimento. Quanto a isso, uma pesquisa da TGEU - Transgender Europe - observou que essas agressões na América do Sul são o resultado de altos níveis de violência no contexto histórico, vulnerabilidade de transexuais na prostituição e falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes. Diante desse cenário, observa-se a necessidade de combater a transfobia no Brasil, a fim de garantir espaço e respeito na sociedade as pessoas trans. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é importante comentar como o trabalho é uma das ações sociais mais nobres e dignas da sociedade. Isso porque, como afirmou o sociólogo Max Weber, "o trabalho dignifica o homem", visto que uma profissão ultrapassa o objetivo simplório da remuneração ao promover relacionamentos interpessoais, reconhecimento e aprendizado. Permitindo, ainda, que as pessoas trans sejam vistas com naturalidade, sem que seu gênero seja questionado a frente de sua capacidade. Um exemplo disso ocorreu na série Grey's Anatomy, onde o médico Casey hackeou os computadores do hospital para esconder seu gênero, com o objetivo de ser reconhecido primeiro por seu trabalho. Logo, o mercado de trabalho brasileiro deve ser dado como um ambiente propício à inclusão. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante perceber a transfobia como um problema estrutural da sociedade brasileira. Posto que, (Sem vírgula) é o resultado inadequado de uma organização social, interferindo tanto nas escolas, como no ministério ou, mesmo, no país como um todo. De forma análoga a essa questão, a cidade de Berlim soube combater outro problema estrutural, o racismo, com o uso da arte, contando a história da região e das pessoas que construíram a cidade. Logo, uma boa forma de combater a transfobia é através do conhecimento, afinal, as pessoas trans possuem, em sua maioria, uma narrativa de luta e superação, e muitas delas marcaram a história do Brasil no anonimato. Como por exemplo, Erica Malunguinho, primeira mulher trans eleita como deputada de São Paulo, lutando pelo direito da comunidade negra e LGBTQ+ (Desenvolva a sigla)( Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) A par das considerações feitas, cabe refletir sobre iniciativas que podem ser tomadas para combater a transforbia no Brasil. Para tanto, o Congresso Nacional - órgão responsável por elaborar e aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro, bem como administrar e julgar - (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve suscitar uma lei cujo objetivo seja salvaguardar as pessoas transexuais brasileiras de qualquer abuso psicológico, descriminação ou violência. Uma vez que, (Sem vírgula) essas pessoas precisam de apoio e cuidado, pois muitas vezes não recebem isso de seus familiares, e a visibilidade auxilia no processo de autoaceitação. Por efeito, as pessoas transexuais sentir-se-ão seguras e representadas.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200