Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Saúde e a Cultura – UNESCO: “a transfobia denota violência ao sujeito de direito e não reconhece a legitimidade da liberdade do outro”. Tal definição é uma realidade no Brasil e, por considerar um cenário agressivo, preconceituoso e injusto, percebe-se uma sociedade machista circunstanciada na desinformação. Então, há no país uma falta de conhecimento acerca do público LGBTQIA (Desenvolva a sigla), seja de caráter ideológico, cultural e questões identitárias ou desrespeito por agregar uma educação social deficitária (Muito bem. Apresentou a tese) – sobreposta numa nação misógina, racista e patriarcalista. Por isso, ações para combater a problemática precisam de estudo e efetividade.
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se dimensionar a necessidade da informação como parâmetro crucial para equacionar conhecimento às demandas negativas pelas quais afetam indivíduos transexuais transgêneros e adeptos à orientação. Sendo assim, a ignorância atrelada ao “pré-conceito” (Vírgula) por desconhecer ou ignorar a existência da multiplicidade de orientações sexuais, fundamenta-se numa lógica excludente, da qual perpetua-se violência e dissemina ódio em sociedade. E como afirma o pensador brasileiro Robertson Lombardo Noronha: “as pessoas têm medo daquilo que elas não entendem”. Consequentemente, para anular essa perturbação à liberdade e à vida individual é preciso de integração educacional sustentada na formação ética da cidadania. (Boas discussões. Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se enfatizar a importância da educação escolar diante desses conflitos sociais, pois permite dialogar uma noção construtiva para entender a diversidade humana e, posteriormente, combata combater a transfobia. Isto posto, embora haja uma base educacional no Brasil, esta não prioriza disciplinas mais reflexivas, como filosofia, antropologia, sociologia e ética, as quais são imprescindíveis para transformar a sociedade num lugar justo e democraticamente correto a todos. Para tanto, é notório finalizar essa discussão pelas palavras do sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall: “ a cidadania plena é a conquista de direitos sociais, políticos e cívicos. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, combater a transfobia no Brasil traduz uma realidade ignorante e violenta. Dessa maneira, resoluções são necessárias para operacionalizar resultados e, assim, extirpar essa desordem no país. Cabe ao Ministério da Justiça, órgão inerente do desenvolvimento democrático brasileiro e de ordem ético-moral da nação, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) propor, por intermédio da legislação, uma reavaliação das normativas em prol da classe LGBTQIA, afim a fim de orientar uma reelaboração das leis punitivas e, assim, resguardar os direitos constitucionais dessas vítimas. Porquanto, a efetividade dessa solução viabiliza uma sociedade segura e busca reconhecer a igualdade de todos.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |