JXP-Preconceito em questão - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 20/04/2021

Status:

Corrigida
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Na animação japonesa “Wonder Egg Priority” é mostrado a personagem “Momoe Sawaki”, menina trans, que todos os dias sofre pelo engano da sociedade em que vive por pensarem que ela é um garoto. Saindo da ficção, é visto que a situação da transfobia no Brasil é um obstáculo a ser sanado, agravado não só pela insuficiência legislativa, mas também pelo discurso de ódio motivado pela mídia (Muito bem. Apresentou a tese). Sem a intervenção para o impasse, é impossível a solução do problema na contemporaneidade. (Muito bem. Contextualizou o tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a escassez de normas jurídicas acaba por agravar o imbróglio. Segundo Aristóteles: “a política tem como função observar o afeto entre as pessoas de uma sociedade”. Mas a situação hodierna vai contra o pensamento do filósofo grego, onde se vê um corpo social desestruturado devido à falta de ações e fiscalizações constitucionais, assim, tornando o combate à transfobia menos acessível àqueles que são prejudicados por meio desse preconceito. (Explore mais as discusões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a má influência midiática representa o impasse para a completa socialização das pessoas trans na sociedade brasileira. Na série “The Umbrella Academy”, produzida pela empresa Netflix, é visto que os meios de comunicação descrevem o mundo da época e influenciam nas atitudes dos protagonistas. Tal conjuntura é vista atualmente nas redes sociais, já que a ira de várias pessoas é “cultivada” por opiniões e discursos de ódio ditos por usuários irracionais e preconceituosos através de vias modernas. Dessa forma, o empecilho se torna maior que a resolução no país tupiniquim. (Melhore a apresentação das discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a reversão da transfobia No Brasil. Faz-se essencial, pois, que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com o governo federal, criem (Muito bem. Apresentou o agente) palestras educativas em lugares onde há grande circulação de cidadãos em geral, por manifestações comunicativas, que ressaltem a importância e a valorização da pessoa trans no século XXI. Além disso, é preciso trazer para a discussão a Constituição federal e suas implicações, para que haja o respeito e, por consequência, o devido tratamento a esse grupo.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200