Na animação japonesa “Wonder Egg Priority” é mostrado a personagem “Momoe Sawaki”, menina trans, que todos os dias sofre pelo engano da sociedade em que vive por pensarem que ela é um garoto. Saindo da ficção, é visto que a situação da transfobia no Brasil é um obstáculo a ser sanado, agravado não só pela insuficiência legislativa, mas também pelo discurso de ódio motivado pela mídia (Muito bem. Apresentou a tese). Sem a intervenção para o impasse, é impossível a solução do problema na contemporaneidade. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a escassez de normas jurídicas acaba por agravar o imbróglio. Segundo Aristóteles: “a política tem como função observar o afeto entre as pessoas de uma sociedade”. Mas a situação hodierna vai contra o pensamento do filósofo grego, onde se vê um corpo social desestruturado devido à falta de ações e fiscalizações constitucionais, assim, tornando o combate à transfobia menos acessível àqueles que são prejudicados por meio desse preconceito. (Explore mais as discusões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a má influência midiática representa o impasse para a completa socialização das pessoas trans na sociedade brasileira. Na série “The Umbrella Academy”, produzida pela empresa Netflix, é visto que os meios de comunicação descrevem o mundo da época e influenciam nas atitudes dos protagonistas. Tal conjuntura é vista atualmente nas redes sociais, já que a ira de várias pessoas é “cultivada” por opiniões e discursos de ódio ditos por usuários irracionais e preconceituosos através de vias modernas. Dessa forma, o empecilho se torna maior que a resolução no país tupiniquim. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a reversão da transfobia No Brasil. Faz-se essencial, pois, que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com o governo federal, criem (Muito bem. Apresentou o agente) palestras educativas em lugares onde há grande circulação de cidadãos em geral, por manifestações comunicativas, que ressaltem a importância e a valorização da pessoa trans no século XXI. Além disso, é preciso trazer para a discussão a Constituição federal e suas implicações, para que haja o respeito e, por consequência, o devido tratamento a esse grupo.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |