[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 13/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "Revelação", documentário disponibilizado pela plataforma Netflix, aborda sobre a diversidade transexual, a qual celebridades trans relatam suas representações nos filmes, seus objetivos artísticos e os desafios relacionados a mesma população, a qual sofre as consequências do preconceito, transmitindo uma nova percepção ao público. Diante disso, a gravidade dos fatos violentos contra os transgêneros é definida como uma adversidade invisível em virtude da discriminação enraizada na sociedade; da insuficiência do próprio governo no auxílio psicossocial e legislatório para esses indivíduos e pela exibição limitada desse entrave nas redes de comunicação. (Formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, consoante o artigo quinto da Constituição federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade, e principalmente à igualdade. Porém, a intolerância persistente e prejulgada dificulta o acesso da comunidade transgênero aos seus direitos de qualquer outro cidadão (Vírgula) e devido a esse pensamento antidemocrático - transfobia - o qual acarreta atos agressivos, opressivos e contrários à liberdade de expressão dessa população. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 800% dos casos violentos em relação aos indivíduos trans no período anual de 2014 a 2017. O dado apontado revela um crime aparentemente "implícito" ou "esquecido", (Ponto final. Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200