O influenciador digital Leo Picon, ao ser perguntado em uma rede social se já havia beijado um homem (Vírgula) respondeu que sim, pois havia beijado uma trans e afirmou se sentir triste por ter sido “enganado”. São com essas atitudes que pessoas trans convivem diariamente em meio à sociedade. Falas e posicionamentos transfóbicos que estão enraizados na cultura brasileira e precisam ser combatidos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Transgêneros possuem suas identidades invalidadas todos os dias, seja com as pessoas desrespeitando seus pronomes, se recusando a chamar a pessoa por seu nome após a transição, muitas vezes como forma de piada, e alguns chegam até a dizer que tudo não se passa de problemas psicológicos ou é “apenas uma fase” (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse tipo de conduta é classificada como transfobia e acontecem no dia a dia, em locais de trabalho, na escola, em comemorações, na rua e até em casa. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de transfobia ser considerado crime no Brasil, com pena de até 5 anos, falhas no sistema penal fazem com que as pessoas deixem de denunciar por receio da justiça não tomar as devidas providências e o infrator sair impune. Fazer tal denúncia é de suma importância para o combate a transfobia, para que tal crime seja punido de forma adequada e fazendo assim com que os direitos dos trans sejam respeitados. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Como a transfobia é um assunto enraizado na sociedade, deveria ser um assunto trabalhado nas escolas, de forma que os jovens já cresçam acolhendo e respeitando as diferenças e não discriminando. Outra forma de combate é a criação de campanhas de conscientização sobre a importância da denúncia e a aplicação correta da lei. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |