12080 - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A emissora Globo (Vírgula) em sua telenovela “A força do querer” (Vírgula) relatou a história do “Ivan”, um menino transgênero e toda sua trajetória de reconhecimento tanto físico e mental até as conturbadas situações do processo familiar e social. Essa representatividade é essencial, quando no Brasil essas comunidades passam por um genocídio, expondo determinado questionamento: quais motivos levam a carnavalização dessas minorias, ou seja, a sua ridicularizarão e humilhação? (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

(Melhore a estratégia coesiva) Tal estereotipo é alvo de conflitos e empecilhos principalmente sobre a sua reintegração na sociedade nos aspectos como uma educação de qualidade, e consequentemente a entrada em universidades, seguinte do alcanço  alcance de vagas no mercado de trabalho, no qual pelo preconceito já são de porcentagens inacessíveis, situação que possibilita a integração dessa comunidade na prostituição (Melhore a construção dessa ideia). Ao exposto, negar que a violência pela identidade desses indivíduos não existe é desumano, principalmente na América Latina (Vírgula) continente com 78% dos homicídios relatados (Vírgula) somado ao baixo índice de desenvolvimento humano no país.

(Boa estratégia coesiva) Partindo desse pressuposto, a realidade atual é fruto do estigma da conturbada colonização em conjunto com a falta de política educacional ao tema abordado, a presença de negligência na justiça e a ausência de representatividade no poder, por exemplo, um membro transexual poderia (Vírgula) na equipe governamental (Vírgula) partilhar o mesmo sofrimento dessa parte da população, buscando enxergar e intervir nos problemas cotidianos sofridos. Já o desleixo com as leis e a suas aplicações é a demonstração para os grupos que cometem esses crimes de ódio sobre a desatenção em sua impunidade perante aos seus atos. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, a serventia das punições a LGBTfobia cabe ao Poder Judiciário e Executivo brasileiro (Muito bem. Apresentou o agente), por meio da contratação e decreto vigoroso sobre os funcionários especialistas na área de direitos humanos, no qual devem fiscalizar e buscar compreensão das ocorrências da região local diretamente, com a finalidade de atender e assumir devidas providências aos crimes. Segundamente, a associação novamente da comunidade pelo governo no Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos é de extrema importância a respeito da visibilidade e cumprimento dos direitos aos transexuais.

Comentários do corretor


Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200