Os desafios no combate à transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No panorama moderno, a lendária e atemporal banda inglesa “The Beatles” (Vírgula) com uma de suas famosas músicas, (Sem vírgula) “Get Back” (“volte” em tradução livre), (Sem vírgula)  trata de uma relevante temática que perdura na humanidade. Ao mencionar “Loretta Martin” (Vírgula) e afirmar que “ela acreditava ser uma mulher, mas era um homem”, apresenta-a uma mulher transexual, que deveria voltar a sua cidade de origem para fugir de possíveis preconceitos. No contexto atual, infelizmente, a história não se difere de um exemplo do "rock", visto que ainda existe o preconceito contra pessoas que se expressam de forma na qual se sentem livres dos padrões sociais.  (Formule a tese)

(Reveja o conectivo mais adequado) Dessa forma, é possível quantificar em dados a problemática que não é tratada de forma correta pelas competências do Estado brasileiro. De acordo com jornal Correio Braziliense, o Brasil matou cerca de 860 transexuais nos últimos oito anos, adquirindo o topo no ranking de países com mais homicídios de transgêneros. Assim, pode-se notar que o país ainda enfrenta graves problemas ao lidar com a diversidade e, consequentemente, com a punição daqueles indivíduos que propagam o ódio contra inocentes. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), somente no primeiro semestre de 2020 o Brasil registrou 89 casos de assassinato de transgêneros, representando um aumento de 39% de casos ao comparar com o mesmo período em 2019. Convém ressaltar que para mitigar os lamentosos dados, é necessário o apoio da população juntamente com o governo federal para proteger a comunidade LGBT+ (Desenvolva a sigla), da qual sofre diariamente pelo preconceito enraizado na sociedade brasileira. (Delimite e explore as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. Em virtude dos fatos mencionados, é preciso que o governo federal revigore (Muito bem. Apresentou o agente) as leis que protegem a população transgênero no Brasil contra possíveis ataques transfóbicos. A partir de um projeto de lei, criado pelo Ministério da Cidadania em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, devem ser assegurados direitos sociais, econômicos e culturais de modo igualitário a toda população. Ademais, o projeto deve apresentar propostas que reafirmem as punições contra propagadores de ódio que ferem os inocentes, ao aumentar a pena privativa de liberdade.       

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200