Como combater a Transfobia - BXA - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 10/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O preconceito contra pessoas do meio LGBT (Desenvolva a sigla), no Brasil, é uma mazela social consequente do contexto histórico, desde a colonização até a atualidade, tendo como exemplo a transfobia. Com isso, é possível citar que a perduração desta discriminação no Brasil é bem acentuada, visto a impunidade dos crimes cometidos sobre o assunto, já que faltam leis que protejam os indivíduos vítimas dos mesmos, além da falta de conscientização social acerca da convivência com as diferenças. (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o artigo 5.º da Constituição federal, todos os indivíduos têm direito à vida e à igualdade, porém, no Brasil, muitas vezes as pessoas que ferem este direito, como a discriminação e a violência contra os transexuais, saem de forma ilesa perante suas ações, como também há dificuldade nas denúncias e nas investigações para apurar esses casos (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, fica bem visível que há uma necessidade de leis mais justas e rígidas quanto à a esses crimes e preconceitos, de forma a combater essas condutas. (Argumentação limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar que historicamente, (Sem vírgula) o Brasil, (Sem vírgula) possui uma sociedade preconceituosa e intolerante ainda, mesmo que isso esteja em decrescimento. Isso ocorre devido a uma carência de conscientização social acerca da existência de diferentes pessoas, ideologias, e sexualidades existentes no mundo, algo que se debatido e apresentado de forma mais intensiva poderia ser uma arma contra este preconceito ainda resistente às mudanças sociais, além de uma forma de obter um modo de vida social mais saudável. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário efetivar o combate à transfobia no Brasil. Para isso, se faz fundamental que o governo federal (Boa. Apresentou o agente) desenvolva projetos de leis mais efetivas, medida que pode ser votada e aprovada pelos poderes legislativos, bem como a atuação das escolas promovendo aulas temáticas sobre a cidadania e convivência, para que as crianças aprendam a respeitar as pessoas de forma igual. Desse modo, o combate a transfobia seria mais efetivo, deixando esta mazela no passado histórico do país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200