O livro "Sociedade do espetáculo", do autor Debord, publicado em 1967, ressalta a teoria da sociedade e do capitalismo como definiu o espetáculo como o conjunto das relações sociais mediadas pelas imagens (Melhore a construção dessa ideia). Por conseguinte a sociedade contemporânea por busca de aceitação e medo do cancelamento faz muitas pessoas esconder (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a sexualidade .Como no último ano o Reality "Big Brother Brasil" teve a participação do influenciador Lucas Coca que desistiu de sua participação na primeira semana ao revelar sua sexualidade. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar é válido ressaltar , (Sem vírgula) que , (Sem vírgula) o Brasil é o país com alto índice de morte causado pelo preconceito e discriminação contra pessoas transgênero .Através de mídias sociais o preconceito tem aumentado e crimes como injúrias e difamação persiste na sociedade brasileira em pleno século 21. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Conforme dito pelo político, (Sem vírgula) Franklin Roosevelt "Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude ,mas podemos construir nossa juventude para o futuro.". De modo que , (Sem vírgula) medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Por tanto Portanto, faz-se . Faz-se necessário que o Estado (Vírgula) por intermédio do Ministério da Educação, invista (Muito bem. Apresentou o agente) na divulgação de informações acerca das consequências da transfobia no Brasil. Essa ação deve ocorrer por meio de palestras ,discursos e jograis em instituições públicas e privadas. Os meios midiáticos, (Sem vírgula) são fundamental fundamentais para denúncias e apoios às vítimas visando uma participação social no combate a transfobia no Brasil.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |