[Sem título] - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 06/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A diversidade cultural ,social, e sexual no Brasil é muito ampla, entretanto, o seu preconceito também é. Atingindo principalmente as esferas mais vulneráveis da sociedade, como por exemplo , os grupos de LGBTs (Desenvolva a sigla) e negros (Cuidado com a abordagem tangencial),que sofrem homofobia e racismo respectivamente. Sendo esses preconceitos , (Sem vírgula) responsáveis em acarretar o aumento de desemprego entre homens e mulheres trans, exclusivamente afrodescendentes no Brasil .Tornando com isso, (Sem vírgula) a prostituição o único meio viável de sobrevivência entre eles. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto o aumento da taxa de transgêneros desempregados no território nacional ,deriva da ausência de políticas governamentais ,que assegurem a inserção deste grupo ,no mercado de trabalho, juntamente com a proteção de sua integridade física ,psicológica e moral . As quais, sendo garantida por lei , não são efetuadas com a devida eficiência, sendo uma das evidências disso, (Sem vírgula) o fato de haver um aumento significativo nas mortes de trans ,e registros de violência ano após ano, seja pela cor, sexualidade, outrora pelos dois. (Reestruture e explore mais as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais ,o submercado da prostituição tem crescido ,com o decréscimo das ofertas de emprego ,pela preeminência da cultura sexista nacional . Na qual, (Sem vírgula) tem como papel, (Sem vírgula) forjar uma maior estratificação cultural , sendo ela não apenas limitada à classe social, mas, principalmente através da sinalização de identidade de um indivíduo transgênero. Contudo, assim como na Idade Média, onde o conhecimento ficava limitado ao clero, e apenas devido as Cruzadas, ele foi expandido, libertando as pessoas de seus cativeiros mentais, faz-se necessário uma maior propagação sobre este contexto na sociedade atual ,para uma melhor consciência sobre a gravidade desse assunto. (Reestruture as discussões) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto , para haver um aumento da empregabilidade para o público LGBT no Brasil, e consequentemente uma redução do mercado informal ,e os riscos por ele suscetíveis ,é preciso (Vírgula) com urgência, do auxilio do Ministério da Cidadania e o Ministério da Justiça ,através de parceiras público privadas ,que forneçam não apenas vagas de emprego para estes indivíduos , mas, a conscientização e aplicação de políticas à seus funcionários , com o viés de implantar a necessidade do respeito ao próximo . Possibilitando assim ,a inserção não apenas no mercado ,mas , (Sem vírgula) o resgate da identidade de cidadão brasileiro , tendo seus direitos e deveres assegurados , e cumpridos pela Constituição. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200