TRANSFOBIA NO BRASIL - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 05/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nota-se que a transfobia existente assim no Brasil, como em muitos outros países (Vírgula) não é atual, e sim transcendente de vários séculos. A Grécia e Roma Antiga, por exemplo, foram períodos onde a valorização do corpo e o "perfeito" eram muito prezados e destacavam apenas as qualidades das pessoas nas obras produzidas na época. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o modo como a sociedade trata as pessoas transgêneras em relação à sua aparência e o preconceito a elas com seus direitos como cidadãos. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, podemos destacar o padrão estipulado pela sociedade, o que virou algo caótico e alvo de inúmeras críticas, pois muda a forma de pensamento das pessoas e as influenciam a diversos procedimentos para fazerem parte dessa estética. Em 2008, o SUS instituiu o Processo Transexualizador, permitindo o acesso a procedimentos e cirurgias de modificação corporal. A criação desse projeto foi tanto como um avanço, todavia, ainda há desafios para gestores e trabalhadores do SUS (Desenvolva a sigla) e principalmente para a população trans que enfrentam a ineficácia e a falta de importância dada a essa causa. Dessa forma, ainda é preciso voltar a atenção a esses projetos que são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade transgênica. (Delimite as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório o preconceito que predomina fortemente na sociedade em relação às pessoas transexuais, como a falta de oportunidade de emprego e ainda (Vírgula) quando conseguem, lidam com a homofobia em ambiente de trabalho, são humilhadas em ambientes públicos sem o menor pudor e são alvos de preconceito em redes sociais, aumentando as taxas de suicídio entre a sociedade LGBT (Desenvolva a sigla). "A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si." (Vírgula) diz Aristóteles, todos somos iguais, somos cidadãos, porém diferentes entre si, com nossos respectivos valores. (Reestruture, delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham conter a transfobia no Brasil. Por conseguinte, cabe aos órgãos governamentais (Boa. Apresentou o agente)  fazerem a melhoria dos serviços dispostos a essa comunidade (Vírgula) a fim de gerar um desenvolvimento nessa área. Somente assim, poderemos ter uma sociedade mais pacífica dadas as oportunidades. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200