O combate à transfobia - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Lei n° 7716/1989, no Brasil, a transfobia é classificada como crime de preconceito contra raça e cor. Todavia, denota-se o atraso do sistema legislativo com a segurança dos direitos dos transgêneros, visto que, (Sem vírgula) a lei somente foi promulgada no ano de 2019. Deste modo, torna-se perceptível a importância do encontro de métodos eficazes para combater esse crime que viola os Direitos Humanos e assombra a há milhares de cidadãos brasileiros. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Visando a proteção das pessoas trans, a partir dos anos 2000 criou-se a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, também chamada de "Antra". Essa organização procura estabelecer o engajamento da sociedade em direção às minorias, objetivando, assim, a quebra do preconceito estrutural e a inclusão deles nos diversos setores sociais, como por exemplo, a política, o comércio, publicidade e marketing, cultura e esporte. Entretanto, confere-se hodiernamente a gradual diminuição da relevância da entidade, julgada pelas pessoas, pois ainda é desconhecida pela maior parcela da população, necessitando urgentemente, (Sem vírgula) de maior auxílio da comunidade e do Estado. (Melhore a apresentação das discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, manifesta-se assim outro setor presente na luta contra a transfobia, as emissoras televisivas. Por meio de programas direcionados às minorias, destacando suas dificuldades e seus anseios pessoais, possui o intuito de conscientizar a igualdade de todos os indivíduos. Além disso, as novelas também expõem a dura realidade da transfobia no Brasil. Desse modo, esse meio de comunicação também é uma alternativa para o fim do óbice. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) A partir dos argumentos supracitados, concluí-se que há a necessidade da valorização da classe transgênero no Brasil, pois são fundamentais na cidadania atual. Desta forma, o governo federal (Vírgula) juntamente com a Secretaria de Direitos Humanos, (Muito bem. Apresentou o agente) devem auxiliar a Antra por meio de incentivos financeiros, propondo estabelecer projetos visando a disseminação dos direitos dos trans atuando rigorosamente contra o preconceito. Além disso, as principais emissoras televisuais devem atuar de maneira severa contra o preconceito, por meio de programas educacionais que objetivam a consciência da população. Somente assim o óbice será resolvido.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200