a necessidade de se combater a transfobia no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segunda a Constituição de 1988, todo cidadão tem o direito à vida e a dignidade. Contudo, observa-se atos ilegais na sociedade e no Estado que favorecem os crimes contra grupos transgêneros, como a dificuldade de se encontrar amparo familiar e do Poder Público, haja vista que muito dos crimes não são enquadrados corretamente, sendo encaminhados para crimes comuns, dificultando a punição e o auxílio adequado à vítima. (Formule a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o local mais importante para qualquer individuo é o lar doméstico. Entretanto, em muitos lares o preconceito contra o outro pela orientação sexual, como no caso dos transgêneros, (Melhore a progressão de ideias) isso se dá pela não partilha dos padrões sociais impostos pela sociedade. Um fator agravante é a dependência, tendo em vista que o preconceito e a discriminação ocorre desde cedo, segundo o "Globo Repórter" a violência pode se agravar e chegar ao assassinato. (Abordagem superficial. Explore mais as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é importante ressaltar que quando ocorre um crime, seja dentro de casa, ou não, a vítima de transfobia não consegue achar amparo dentro das Instituições Públicas (Cuidado com essa afirmação. Reestruture), muito pelo preconceito estrutural que termina sendo replicado dentro do Estado. São poucas as ações públicas que visão  visam a diminuição da violência sofrida pela comunidade trans, no Brasil. (Abordagem superficial. Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos analisados, entende-se que o direito à vida e à dignidade é para todos, independente do gênero ou orientação sexual. Contudo, observa-se uma dificuldade da sociedade dos três poderes em cumprir com a Constituição federal de 1988.. (Uso inadequado da pontuação) Portanto, é de extrema necessidade que se faça uma comissão federal para estudar o problema e propor medidas, como uma polícia especializada nos crimes de LGBTfóbia, com a finalidade de minimizar esse problema que cresce a cada ano no Brasil, segundo o ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200