Durkheim e os transgêneros no Brasil - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 04/04/2021

Status:

Corrigida
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Segundo o sociólogo alemão Émilie Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico", por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Porém, isso no Brasil não ocorre, pois a população trans ainda é excluída de seus direitos e sofrem com o preconceito histórico-estrutural, no qual o país foi fundamentado. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) No âmbito laboral, os transgêneros sofrem com o estigma sexista de empregadores que dificultam sua inserção no mercado de trabalho, mesmo sendo uma mão-de-obra mão de obra qualificada. Segundo o 1º mapeamento de pessoas trans da cidade de São Paulo, realizado pela secretaria municipal de direitos humanos da capital paulista, apenas um pouco mais da metade dos entrevistados (59%) exercem alguma atividade remunerada - diversas ainda no mercado trabalhista informal. Esse dado mostra o quanto a população LGBT (Desenvolva a sigla), na qual as pessoas trans fazem parte, é excluída do mercado formal de empregos e, consequentemente, desamparada de direitos trabalhistas que todos os cidadãos brasileiros devem gozar. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Tal conjuntura de exclusão e preconceito pode ser explicada pela formação histórica da sociedade tupiniquim, herdada de uma imposição portuguesa extremamente religiosa e autoritária. Nesse contexto, o Brasil foi fundamentado pela figura do homem sendo o patriarca de um núcleo familiar e a mulher como um elemento de cuidado da vida doméstica, configurando, assim, uma divisão sexista do modo de viver. Em um arranjo social dessa natureza, gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros são alvos de preconceito e de violência. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) A exclusão social e a discriminação enraizada as quais sofrem os transgêneros no Brasil, portanto, ainda é um grande desafio na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Cabe ao governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) inserir essa parcela da população brasileira em mais trabalhos nos mais diversos setores do mercado, através de uma legislação que exija dos empregadores incluírem as pessoas trans no quadro de composição de seus funcionários, destinando, no mínimo, 25% das vagas de empregos para transgêneros, negros e mulheres. A escola, juntamente com o apoio dos pais, também exerce um papel transformador na formação de novos brasileiros. Com o uso de filmes educativos, ferramentas de aprendizagem, palestras, grupos de discussão entre as famílias e relatos de pessoas trans abordando o tema com os pequenos ajudará a mitigar o preconceito histórico-estrutural desde os primeiros anos da formação de novos cidadãos, que estarão mais aptos de garantirem e respeitarem os direitos inerentes de cada pessoa no país, construindo a sociedade mais igualitária e coesa descrita por Durkheim. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200