Transfobia: preconceito à transgêneros no Brasil. - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 03/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hodiernamente o Brasil é o país que mais mata pessoas transgênero em relação ao mundo todo, conjuntura que é bastante preocupante. Segundo o filósofo Voltáire: "Preconceito é opinião sem conhecimento", ou seja, as pessoas julgam sem ao menos entender o lado da pessoa oprimida. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O preconceito ás   com as pessoas trans é algo levado de geração, no qual, (Sem vírgula) essa discriminação disfarça-se muitas vezes como uma "piada" entre família. Sobretudo todo esse preconceito enraizado, (Sem vírgula) está presente historicamente no nosso passado, como por exemplo na época Nazista, em que o ditador praticava muitos abusos, dentre eles a tortura contra várias pessoas, incluindo pessoas pertencentes à comunidade LGBT (Desenvolva a sigla). Ademais, essas pessoas sofrem até os dias atuais, são vítimas do desemprego, pois há poucas oportunidades para eles, além disso, são constantemente "obrigados" a escutarem ofensas e piadas ao seu respeito, e como se não bastasse, (Sem vírgula) muitas vezes chegam a resultar em violência. (Melhore a apresentação das discussões) 

(Escolha inadequada do conectivo) A princípio ações como estas podem ser amenizadas, entretanto falta mais respeito e empatia por parte da sociedade como um todo (Melhore a construção dessa ideia). Há muita falta de aceitação por parte da família e das pessoas ao redor, por conta que a maioria dos seres-humanos seres humanos estão cada vez mais querendo impor um padrão nas pessoas. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, para a resolução desse problema, há de ter uma grande colaboração do governo federal, que por meio de leis pudessem garantir mais direitos e também a segurança dessa minoria, a fim de eles se sentirem mais acolhidos socialmente e menos inseguros, evitar que fiquem com o receio de a qualquer momento ser violentado, por conta de sua identidade de gênero. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


A abordagem do tema está superficial. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200