Como combater a discriminação contra indivíduos transgêneros no Brasil? - Banco de redações


Como combater a transfobia no Brasil

Enviada em: 03/04/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na telenovela brasileira "A força do querer", a personagem Ivana, (Sem vírgula) enfrenta diversas dificuldades ao realizar sua transição de gênero. Dentre essas atribulações, destaca-se um episódio em que a personagem é agredida fisicamente devido à transfobia. Além disso, a intolerância e a falta de apoio da família de Ivana é um claro problema que será desenvolvido ao longo da trama. Em consonância com a história de Ivana, está a realidade de diversos indivíduos transgêneros no Brasil, uma vez que, (Sem vírgula) a transfobia é um sentimento presente na sociedade, e com isso, (Sem vírgula) nota-se diversos crimes de violência e de intolerância por parte dos cidadãos. Isso ocorre, (Sem vírgula) seja pela falta de empatia dos indivíduos, ou pela negligência governamental (Muito bem. Apresentou a tese). Desse modo, é evidente que a transfobia precisa ser uma pauta debatida e combatida na sociedade, a fim de extinguir atos de discriminação e violência, no qual os indivíduos transgêneros são acometidos. (Delimite as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, acerca da presença do sentimento de transfobia na sociedade brasileira, nota-se o aumento do número de crimes cometidos contra pessoas transgêneros, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Esse fato evidencia a falta de empatia e de respeito que perpetua na sociedade. Até mesmo em ambientes familiares é visível a dificuldade de aceitação que os indivíduos transgêneros sofrem. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Outro fator de destaque está relacionado à negligência governamental. Embora haja leis que criminalizem ações transfóbicas, muito ainda deve ser realizado para eliminar essas práticas, e potencializar as punições já existentes. Um exemplo da conduta necessária para habituar a inclusão das pessoas transgêneros na sociedade foram as eleições de 2020, uma vez que, (Sem vírgula) diversos estados elegeram vereadores transgêneros. Na capital paulista, por exemplo, Thammy Miranda foi o primeiro homem transgênero eleito. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, conclui-se que, (Sem vírgula) medidas são necessárias para combater a transfobia no Brasil, com a finalidade de incluir indivíduos transgêneros e propagar o respeito e a empatia entre a sociedade. Para isso, compete ao Ministério dos Direitos Humanos (Muito bem. Apresentou o agente) investir em práticas de inclusão e respeito para indivíduos transgêneros. Isso deve ser feito por meio da aprovação de leis eficazes e da criação de políticas públicas de inserção para indivíduos transgêneros. Ademais, deve-se realçar a importância do debate e a conscientização da sociedade. Assim, o combate à transfobia poderá ser eficiente e, enfim, a situação delicada da personagem Ivana representará apenas a ficção.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200