Na novela "A Força do Querer" (Vírgula) exibida pela Rede Globo, a personagem Ivana se descobre transexual, transitando para o gênero masculino e passando a se chamar Ivan, que começa a passar por dificuldades de aceitação pela família, de se empregar e também por agressões físicas. No cenário cotidiano a situação se repete, fazendo extremamente necessário o combate a transfobia no Brasil e no mundo, solucionando um problema que tem origem no pensamento estereotipado da sociedade e acarreta uma série de violências aos transgêneros. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, nota-se que a sociedade tem um pensamento preconceituoso originado há muito tempo. Na Segunda Guerra Mundial, os nazistas (Vírgula) com apoio da população (Vírgula) exterminaram milhares de judeus, ciganos, deficientes físicos e muitos representantes LGBTQIA+, uma ideologia que tomou continentes e países, dando uma demonstração horrenda dos pensamentos da sociedade. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Como consequência dessa mentalidade doentia, tem-se as agressões aos trangêneros, que em alguns casos é letal. Segundo órgãos governamentais, as violências de todas as tipologias contra diversos grupos de gênero (LGBTQIA+) mais que dobraram entre 2015 e 2016, dados alarmantes que indicam o sofrimento diário causado pela transfobia; percebe-se o quanto a sociedade oprime o transexual. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Com base em tudo o que foi apresentado, é essencial o combate a transfobia no Brasil. É dever do governo federal (Boa. Apresentou o agente) promover campanhas educacionais sobre o respeito as diferenças de gênero, tendo aulas do tema nas escolas e publicidade sobre o assunto, levando a população a mudar seu pensamento, além de leis mais severas para agressões a esse grupo, objetivando acabar com esse quadro de desrespeito as pessoas transgênero. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |