O sofrimento que o desprezo causa em pessoas com doença mental - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 22/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Doenças mentais são pouco notadas na atualidade, apesar de estarem dentro da nossa própria casa. Muitas são as dificuldades para quem vem sofrendo com essa doença no qual pode acabar piorando sua situação com autocobrança, sentimento desprezo da sociedade que dificulta a procura por ajuda, sensação de inferioridade, abandono ou ignorância por parte dos pais, que, por sua vez, não dão o devido valor a situação. A falta de recursos e prioridade, (Sem vírgula) não ajudam no combate a doenças mentais, mesmo após situações e cenários que mostram como é de extrema importância tratarmos de imediato esse estigma que no Brasil se torna cada vez mais desvalorizado e totalmente apagado. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Entre os anos de 2016 e 2017, durante o desespero causado em famílias pelo o jogo "Baleia Azul", o estigma se ampliou ainda mais, causando a morte de vários adolescentes e crianças, porém parece não ter sido o bastante para procurar um meio de acabar com todo esse sofrimento. Geralmente dizem que é apenas uma fase, que passará logo ou é um problema que se resolvendo rezando, mas não é! (Evite esse tipo de construção) Se trata de uma doença que atinge milhões no mundo inteiro, no Brasil a situação vem estando cada vez pior, principalmente com a remoção monetária dos cofres de instituições que tratam deste tipo de estado. O governo está se tornando cada vez ignorante às doenças mentais e junto à mídia (Vírgula) que apesar dos altos casos, evita tocar nesse assunto. A maior parte dos causadores desse tipo de estado físico, (Sem vírgula) se encontra nas mídias sociais que estão se tornando cada vez mais ativas com o decorrer do avanço tecnológico, tornando-se uma fraqueza e um possível refúgio para os que estão sendo afetados por este estigma e como estão em estado enfraquecido pela doença, se tornando alvos ainda maior para aqueles que desejam machucar e abrir essa ferida que os machuca tanto ao ponto de tirar a própria vida. (Reestruture as discussões)  

(Melhore a estratégia coesiva) Encontrar uma solução que feche mesmo que um pouco esse estigma relacionado à doença mental e até aumentar a procurar por ajuda, é muito difícil! (Evite esse tipo de construção) Mas podíamos ter um começo com o aumento de informação sendo dada pelos telejornais, revistas, companhias, etc... O governo podendo se tornar uma forma de apoio aos centros de ajuda psicológicas, às campanhas de combate ao desprezo público por essas pessoas, muitas são as soluções e poucas são feitas, mas o julgamento é imenso e pesado. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200