Desde o século XX, com a Terceira Revolução Industrial, as novas tecnologias tornaram-se mais acessíveis em massa. Dessa forma, a era informacional possibilitou a consolidação das redes sociais. Entretanto, esta (Vírgula) por vez, corrobora diretamente para estigmas associados às doenças mentais; (Vírgula) tendo em vista que, (Sem vírgula) o Brasil é um dos países mais ansiosos e depressivos do mundo. Dentre os principais fatores que colaboram para esse impasse, destacam-se: o uso exagerado das redes sociais e a alienação cultural. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, o uso demasiado dos meios digitais criam a ilusão de uma realidade perfeita, dessa maneira o indivíduo é levado a se comparar com as outras pessoas. Tal cenário leva muitos jovens a desencadearem distúrbios mentais como ansiedade e depressão. Logo, a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças.” nos permite refletir acerca do peso social. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as redes sociais também implicam na alienação da população, reflexo advindo do atual sistema econômico global, o capitalismo. Desse modo, é compreensivo que o número de pessoas que apresentam algum distúrbio mental seja mais comum do que se imagine. Segundo o sociólogo Herbert José: “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”, infelizmente, a nação brasileira passa longe de se tornar crítica. (As discussões precisam ser mais exploradas. A abordagem está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os ideais da saúde e também sociais, como sugerido pela OMS, não sejam apenas teoria, mas sim base para os dias de hoje, se faz necessário que a escola (Boa. Apresentou o agente) discuta sobre as doenças mentais, por meio de palestras ou na própria sala de aula. Dessa forma, possibilitando o desenvolvimento crítico e o auto-conhecimento (autoconhecimento) dos pupilos. Do mesmo modo que quebre o tabu da anormalidade de apresentar doenças emocionais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |