Em um mundo tão globalizado e avançado técnico e cientificamente, é algo extremamente vergonhosos o fato de que muitas informações essenciais ao bem-estar geral não sejam propagadas devidamente a toda população (Melhore a construção dessa discussão).A questão dos problemas mentais, por exemplo, algo muito recorrente do meio da sociedade contemporânea, ainda é algo excessivamente estigmatizado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 322 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão, sendo essa considerada a doença mais incapacitante do planeta. A falta de informação e conhecimento sobre o assunto leva os indivíduos portadores da doença a se afundarem cada vez mais em sua própria condição, e alimenta o preconceito nas mentes dos ignorantes á situação. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) As mídias sociais possuem um grande peso em relação á saúde mental. A busca irracional e exagerada pela vida perfeita e inalcançável, vista nos perfis sociais alheios, produz um efeito contínuo de autodepreciação, causando ansiedade e baixa auto estima autoestima nos indivíduos, (Ponto final. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Analisados os fatos mencionados, é visto que medidas visando o bem-estar da saúde mental do população devem ser tomadas pela tríade Estado, escola e mídia. O Estado se responsabilizaria por oferecer profissionais da saúde mental em postos de saúde e hospitais, (Ponto final) A escola, como instituição educacional desenvolveria palestras com psicólogos e psiquiatras a cerca acerca de problemas mentais. E (Vírgula) por final, a mídia, com seu grande poder informacional, daria um maior holofote no que tange ao conhecimento sobre a saúde mental. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |